Seis Escolas Secundárias algarvias participam nas Olimpíadas da Economia

Participa um número recorde de 127 escolas de todo o país

Seis Escolas Secundárias do Algarve participam esta quarta-feira, dia 15, na Primeira Fase das VII Olimpíadas da Economia.

Trata-se das Secundárias Pinheiro e Rosa e Tomás Cabreira, de Faro, da Secundária e da Básica e Secundária de Albufeira, da Escola Dra. Laura Ayres, de Quarteira (Loulé), e ainda da Secundária Dr. Jorge Augusto Correia, de Tavira.

Este ano, esta iniciativa conta com a participação de 127 Escolas Secundárias e Profissionais de Portugal, o que «consubstancia um recorde absoluto de participação», salienta a organização.

As VII Olimpíadas da Economia decorrem no ano letivo 2019/20, tendo como tema a Economia Circular e destinando-se a Escolas Secundárias e Profissionais de Portugal.

A prova da Primeira Fase é composta por 50 questões de resposta fechada e uma questão de resposta aberta, desafiando os participantes com problemáticas sobre conceitos de economia e gestão, atualidade económica, história e personalidades económicas ou política económica e, naturalmente, com foco maior na economia circular.

Na VII edição, as OE contam com a inscrição de 125 Escolas Secundárias e 2 Escolas Profissionais, em representação de 83 municípios de Portugal.

Ao todo, encontram-se representados 17 distritos e as 2 Regiões Autónomas de Portugal, sendo o distrito de Évora o único sem qualquer escola participante. Nas VI Olimpíadas da Economia haviam participado 103 escolas.

A Primeira Fase das Olimpíadas da Economia apurará os 60 melhores participantes da Primeira Fase para participarem na Fase Final, que decorrerá em Coimbra de 17 a 19 de abril.

Os cinco vencedores das VII Olimpíadas da Economia serão apurados para a Fase Final das III International Economics Olympiad, que decorrerão de 21 a 30 de Julho no Cazaquistão.

Na passada edição, Portugal conquistou duas medalhas de bronze a nível individual nas International Economics Olympiad, que decorreram na Rússia.

As Olimpíadas da Economia têm como objetivo promover o gosto pela ciência económica nos jovens estudantes portugueses, sendo organizadas desde 2013 por um grupo de jovens “recém-economistas” com origem em Coimbra.

As Olimpíadas da Economia contam com o apoio científico da Universidade de Coimbra e com o apoio a nível de divulgação do Ler + Ciência – Plano Nacional de Leitura.

A participação nas Olimpíadas da Economia é isenta de custos para todos os alunos, sendo objetivo da Comissão Organizadora promover o ensino da economia de um modo democrático e como catalisador de potencial humano dos jovens participantes.

Comentários

pub