São Brás de Alportel: Obras de requalificação da Avenida da Liberdade arrancam na segunda-feira

Trabalhos devem ficar concluídos até Junho

A obra de requalificação do Troço Sul da Avenida da Liberdade, em São Brás de Alportel, vai arrancar no próximo dia 13 de Janeiro.

Esta intervenção é a terceira e última fase de «um projeto global que teve o seu início com a requalificação do Largo de São Sebastião e incidiu também sobre a Rua Gago Coutinho», explica a Câmara de São Brás de Alportel.

Segundo explica a autarquia, «aprincipal artéria de São Brás de Alportel será alvo de uma intervenção profunda que pretende tornar a Av. Da Liberdade mais moderna, mais ordenada, mais segura, e mais acessível a todos, na senda da execução do Plano “São Brás de Alportel acessível para todos”».

Os trabalhos, que vão estar a cargo da empresa Martins Gago & Filhos, devem ficar concluídos «até ao final do primeiro semestre do ano».

As obras vão custar cerca de 258 mil euros, mais IVA.

A Câmara de São Brás de Alportel realça que «uma parte significativa desta obra, está integrada no Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) do Centro Histórico de São Brás de Alportel, sendo objeto de uma candidatura com financiamento a 65% pela União Europeia».

O projeto é da autoria da arquiteta paisagista Amélia Santos e «procurou harmonizar a circulação de duas faixas de rodagem com a circulação pedestre, mediante passeios mais largos e acessíveis, ao mesmo tempo que privilegia a segurança rodoviária».

O projeto privilegia também a «utilização de materiais provenientes da região do Algarve e aposta na plantação de árvores dotando esta área de mais espaços verdes».

A intervenção prevê a introdução de mobiliário urbano, a substituição dos candeeiros existentes e a renovação das condutas de abastecimento de água e da rede de águas pluviais.

Comentários

pub