Salir acolhe exposição “Vamos ser Geoparque Algarvensis”

Mostra estará patente até 3 de Fevereiro

A exposição “Vamos ser Geoparque Algarvensis: o que é isso? Um território aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO” vai ser inaugurada no próximo domingo, 5 de Janeiro, às 12h00, no Posto de Turismo de Salir. 

Esta mostra itinerante, que estará patente ao público até ao dia 3 de Fevereiro, e posteriormente passará pelos concelhos de Silves (possivelmente em Março e ficando visitável na Casa-Museu João de Deus, em S. B. de Messines) e de Albufeira (em Fevereiro), procura explicar como este projeto de desenvolvimento integrado do território, que parte do património geológico, visa dar novas vidas a estes espaços, tornando-os destinos apetecíveis para investir, viver e visitar de modo sustentado e alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

Este projeto resulta do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos municípios de Loulé, Silves e Albufeira que juntaram esforços e, ao longo do último ano, têm vindo a trabalhar num dossiê para uma candidatura com vista a receber da parte da UNESCO a classificação de Geoparque Mundial.

O achado paleontológico Metoposaurus algarvensis inspirou este projeto intermunicipal que tem ainda um longo caminho a percorrer – até porque neste momento é “aspirante” – integrando como um dos seus principais objetivos a dinamização deste território para contrariar a desertificação do interior da região.

Comentários

pub