Projeto para a Foz do Arade premiado nos Urban Design and Architecture Design Awards

Projeto para uma zona hoje devoluta entre Portimão e a Marina ganha prémio de arquitetura internacional

O Plano Urbano da Operação de Loteamento da Foz do Arade, que está a ser desenvolvido numa parceria entre os gabinetes de arquitetura Campos Costa Arquitetos e Coletivo Oitoo, juntamente com o gabinete de arquitetura paisagista NBJ Landscape, foi premiado com o 2º Prémio de Planeamento Urbano dos Urban Design and Architecture Design Awards de 2019.

O Plano premiado propõe «uma articulação de toda a área ribeirinha, privilegiando a bicicleta e os modos suaves de circulação, formalizando a articulação entre a cidade de Portimão e a vizinha Praia da Rocha, através de um Parque Urbano de escala regional», explicam os ateliês responsáveis pelo projeto.

Este Parque irá «completar o sistema de espaço público, privilegiando a relação entre os 26 hectares da zona de intervenção e a frente marítima».

O Plano propõe formas de regular as condicionantes criadas pela água na área de intervenção e zona envolvente, aplicando conceitos de planeamento da “cidade esponja”, resiliente e de baixa manutenção, maximizando as áreas de infiltração e recolha de água através do parque e dos próprios edifícios.

Além disso, o Plano aposta na redução ao essencial da infraestrutura viária existente na periferia da zona de intervenção, reduzindo o tráfego de atravessamento, dando prioridade ao peão, promovendo os modos suaves de mobilidade e a franca integração no tecido urbano envolvente.

O modelo urbano é baseado num uso misto, dentro dos parâmetros do programa previsto pelo Plano de Urbanização Municipal, propondo usos diferenciadores como residências sénior, residências temporárias, moradias partilhadas ou residências para jovens, para além da vertente turística e comercial. Propõe-se assim um modelo urbano capaz combater a sazonalidade, criar cidade e não um resort, numa clara inversão do paradigma do destino de sol e praia.

A Operação de Loteamento da Foz do Arade é promovida por um grupo privado e prevê um investimento inicial de cerca de 20 milhões de euros.

Os UDAD Awards são promovidos anualmente pela Associated Press Release – um grupo de imprensa de arquitetura lider a nível global, que cobre todas as esferas das indústrias criativas modernas.

ATELIER CAMPOS COSTA ARQUITETOS – formado em 2007, entre os seus principais trabalhos destacam-se o Parque Urbano de Arruda, a Extensão do Oceanário de Lisboa, a reabilitação e extensão do Hotel Ozadi, em Tavira, o Centro de Empresas In Castro, em Castro Verde, ou ainda o Mercado Municipal e Frente Ribeirinha de Quarteira.
Vencedor de diversos prémios – Prémio Ibérico FAD 2015, por Arquinfad, o prémio “A.prize 2012 Exposynergy” pela Trienal de Milão, “Gyeonggi International Ceramix Biennale”, Coreia do Sul, “Prémio Valmor” pela Câmara Municipal de Lisboa, “Europe 40 under 40 europe’s emerging young architects and designers 2012” e o prémio “Next Generation”, promovido pela revista Metropolis em Nova Iorque. Pedro Campos Costa foi curador da representação portuguesa na Bienal de Veneza de arquitetura em 2014; leciona em várias universidades, entre elas, Politécnico de Milão, UAL e Évora.

COLETIVO OITOO – formado no Porto no fim de 2017, é um atelier constituído pelos arquitetos Laura Lupini, João Machado, Diogo Zenha Morais e Nuno Baptista Rodrigues, cujo âmbito de trabalho se foca fortemente nos temas de reuso e reativação de espaços e territórios.
Os membros do Coletivo Oitoo estão envolvidos ativamente na prática e ensino da arquitetura e em publicações de carácter científico sobre temas concretos, como por exemplo “yellowred, on reused architecture”.

Comentários

pub