Polícia Marítima em missão na Grécia salvou 2251 migrantes em 2019

A Polícia Marítima está integrada na operação POSEIDON, sob égide da agência europeia FRONTEX

Em 2019, as equipas da Polícia Marítima que estão em missão na Grécia, detetaram e retiraram a salvo das águas do Mar Egeu 2251 migrantes, «de diferentes nacionalidades que, neste fluxo migratório irregular e arriscado por via marítima, tentam entrar na Europa numa travessia entre a costa da Turquia e as ilhas gregas», revelou a Autoridade Marítima Nacional.

Durante o ano de 2019, a equipa da Polícia Marítima em missão na ilha de Lesbos realizou 330 ações de patrulha no mar, tendo salvo 2170 migrantes, totalizando 2113 horas de navegação.

A viatura de Vigilância Costeira da Polícia Marítima, apoiou 43 resgates, realizando 310 ações de vigilância e um total de 2004 horas de missão, até ao final de novembro.

A equipa da Polícia Marítima que reforça, desde 02 de dezembro, a sua presença no controlo de fronteiras na Grécia, na Ilha de Samos, salvou 81 migrantes, realizando 30 ações de patrulha no mar, totalizando 186 horas de navegação.

A viatura de Vigilância Costeira da Polícia Marítima em Samos, realizou 30 ações de vigilância, totalizando 186 horas de missão e apoiando duas missões de salvamento marítimo de migrantes.

Até ao final de 2019, a Polícia Marítima integrada na operação POSEIDON, desde 2014, já detetou e retirou a salvo das águas do Mar Egeu mais de 7000 migrantes.

A Polícia Marítima está integrada na operação POSEIDON, sob égide da agência europeia FRONTEX e em apoio à guarda-costeira grega, com o objetivo de controlar e vigiar as fronteiras marítimas gregas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda-costeira europeia.

Comentários

pub