Passeio pedestre recria matança do porco na Cortelha

Inscrições estão abertas

A aldeia da Cortelha, no interior do concelho de Loulé, vai promover um passeio pedestre em que será recriada a tradicional matança do porco, no dia 12 de Janeiro, a partir das 9h30.

Com o objectivo de presentear os participantes de mais um Passeio Pedestre com as tradições serranas, a Associação dos Amigos da Cortelha irá recriar a matança do porco, com uma encenação das habituais tarefas que neste dia são desempenhadas pelos homens e mulheres serranos.

Esta tradição constituiu no passado uma importantíssima forma de subsistência para as gentes do interior algarvio, proporcionando alimentos que podiam ser armazenados e consumidos durante o ano. O ritual da matança desenvolvia-se ao longo de vários dias e dele fazia parte um forte convívio social.

Na Serra do Caldeirão vive-se por estes dias a tradição da matança do porco e da feitoria das saborosas chouriças. Depois de um ano a criar e a alimentar os seus porcos, chegou o frio e de forma a poderem extrair o sustento para mais um ano, os habitantes do interior do concelho de Loulé, cumprem em suas casas as habituais matanças de porco, que mais não são dias de muito trabalho, mas também de convívio entre familiares e amigos.

Neste passeio, os participantes poderão apreciar as paisagens que a Serra do Caldeirão oferece nesta altura do ano, com um percurso de aproximadamente 11 quilómetros e com a partida a ser dada pelas 9h30, mas sendo necessário confirmarem a sua inscrição a partir das 8h30.

Ao longo do percurso, os participantes poderão observar algumas das rotinas que até há bem pouco tempo faziam parte do quotidiano das gentes da serra algarvia.

No final serão todos prendados com um pequeno repasto de iguarias associadas à “Matança do Porco”.

As inscrições podem ser feitas para o [email protected] ou 918 550 180.

Esta atividade é organizada pela Associação dos Amigos da Cortelha e conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Salir e da Algar.

Comentários

pub