PAN acusa Câmara de Olhão de remeter bem-estar animal para «segundo plano»

Em causa a recolha de cavalos e os atropelamentos de cães e gatos

O PAN – Pessoas, Animais, Natureza acusou o presidente da Câmara de Olhão de ter negado a resposta a um cidadão sobre «assuntos de interesse municipal» e de remeter para «segundo plano» a causa e o bem-estar animal.

Em causa questões levantadas por um cidadão na Assembleia Municipal de dia 19 sobre a situação dos cavalos no concelho e sobre os procedimentos a adoptar em caso de atropelamento de cães ou gatos na via pública.

Em resposta, o presidente da Câmara de Olhão disse não ter «nada a dizer em relação às questões colocadas».

No caso dos cavalos, as perguntas feitas pelo cidadão Alexandre Pereira foram motivadas por uma notícia de que a Câmara de Olhão teria recolhido 81 cavalos durante entre Janeiro e Dezembro de 2019.

Apesar disso, diz o PAN, «as principais questões ficaram por responder», nomeadamente onde se encontram atualmente os cavalos, que destino tiveram, quem os recolheu e em que moldes, qual o custo e em que condições estavam os animais.

Por outro lado, foi abordada a questão dos atropelamentos de cães e gatos na via pública. Também aqui, o PAN quer saber quem é responsável pela recolha e quais os procedimentos adotados.

«Quem recolhe o animal, para onde é encaminhado e em caso de necessidade de socorro e intervenção, quem assegura o tratamento e suporta os custos?», questionam.

«É importante um esclarecimento sobre esta matéria, que pode também englobar os restantes canídeos deixados ao abandono no concelho, que devem ser esterilizados a fim de impedir uma reprodução descontrolada e acentuar um problema que já é grave em Olhão», acrescentou o PAN.

Assim, «após a recusa de esclarecimento e tendo em conta as inúmeras situações e relatos que quase diariamente chegam ao conhecimento do partido, o PAN irá requerer uma reunião com o executivo do município de Olhão, com caráter de urgência, a fim de ver esclarecidos este e outros temas de interesse municipal».

Comentários

pub