Odeleite reaviva tradição e leva as Janeiras até à população mais isolada

Grupo de Cantares de Odeleite vai percorrer a freguesia no sábado e no domingo

A tradição das Janeiras vai ser reavivada em Odeleite, no concelho de Castro Marim, no sábado e no domingo, dias 4 e 5. O Grupo de Cantares de Odeleite vai fazer-se à estrada e percorrer as povoações da freguesia para cantar estes cânticos típicos de Ano Novo e Dias de Reis.

Com a iniciativa “Vamos Cantar as Janeiras” pretende-se levar até às populações mais isoladas do concelho «o espírito desta quadra natalícia e o espírito de família» associados a estes cânticos, «proporcionando um momento de comunhão e de convívio», segundo a Câmara de Castro Marim.

Por outro lado, pretende-se «reavivar esta tradição oral, um dos domínios mais ricos do Cancioneiro Popular Português e ainda com grande expressividade no Algarve».

«Nestes cantares encontramos todo o espírito popular e muita criatividade, onde se alternam loas religiosas com quadras populares de louvores e escárnios», acrescentou a autarquia.

Aproveitando a realização do Mercadinho na Aldeia, dia 5 de Janeiro, o grupo irá também cantar as Janeiras na Casa de Odeleite, às 10h00, com a especial colaboração da Charola da Mesquita.

“Vamos Cantar as Janeiras” é uma iniciativa do Grupo de Cantares de Odeleite, Junta de Freguesia de Odeleite e Câmara Municipal de Castro Marim.

Comentários

pub