Loulé apresenta projetos e inaugura Rua Kumba Yalá no Dia da Cidade

O líder guineense chegou a ser jogador de futebol do Louletano

Loulé celebra, no próximo dia 1 de Fevereiro, o 32º aniversário de elevação a cidade, com a apresentação de projetos estruturantes e a inauguração da Rua Dr. Kumba Yalá, antigo Presidente da República da Guiné-Bissau com estreitas ligações a Loulé. 

Às 10h00, no Auditório do Solar da Música Nova, o executivo municipal promoverá uma sessão de apresentação de projetos estruturantes que se encontram em diversas fases de execução e visam o desenvolvimento económico e social da cidade.

Esta sessão contará com um momento musical protagonizado por alunos do Conservatório de Música Francisco Rosado e uma exposição dos projetos em causa.

A inauguração da Rua Dr. Kumba Yalá acontece às 12h00. Esta artéria, localizada perto do Heliporto Municipal e das novas instalações do CREPC (Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve), visa homenagear o antigo Presidente da República da Guiné Bissau.

O líder guineense manteve uma forte ligação a Loulé, cidade onde viveu e praticou futebol em representação do Louletano Desportos Clube. Em Loulé fez amizades, ao ponto de se considerar «um louletano, de coração, para sempre».

Para os responsáveis da autarquia de Loulé, a integração do nome de Koumba Yalá na toponímia local constitui «uma forma de perpetuar a memória de um homem cuja notável carreira pública permitiu alcançar pela via democrática o mais alto cargo da nação guineense, o de Presidente da República, e que criou laços de amizade duradoura com a comunidade louletana».

No que toca às atividades culturais, no Dia da Cidade de Loulé, está prevista a inauguração da exposição “Todos nós crescemos originais e morremos cópia”, do artista plástico Miguel Cheta, no CECAL – Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé (18h00), e o espetáculo “Variações, no Cine-Tetro Louletano (21h30).

Na Biblioteca Municipal de Loulé poderá ser visitada a exposição “Museu do papel em movimento”, da Coleção de André Garcia Pimenta.

Comentários

pub