Incubadoras do Algarve preparam lançamento de iniciativas conjuntas

Encontro decorreu em Loulé

As incubadoras de empresas do Algarve preparam o lançamento de iniciativas em conjunto, após novo encontro informal entre estas entidades que acolhem startups e empresas em crescimento, que decorreu na terça-feira nas instalações da Loulé Design Lab, situado no Palácio Gama Lobo.

Este segundo encontro informal entre as incubadoras públicas e privadas da região, no qual também alinharam representantes da CCDR e AMAL, «gerou uma participação ativa dos presentes, prevendo-se o lançamento de um conjunto de iniciativas de organização e colaboração interna», segundo a associação Algarve STP (Systems and Technology Partnership), que coorganizou a sessão com a Universidade do Algarve, no âmbito do Algarve Tech Hub, em colaboração com a Loulé Design Lab.

«A Algarve STP propôs uma agenda de trabalho que envolveu a troca de experiências concretas de apoio às empresas hospedadas nas incubadoras», revela a associação, que fala, ainda, de uma «intervenção elucidativa» de Hugo Barros, diretor do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve, «sobre as ferramentas de suporte às empresas que têm sido utilizadas no âmbito da experiência do CRIA».

«Esta experiência, que está dar os primeiros passos, reflete a importância de partilha das atividades operacionais entre os técnicos das incubadoras a nível regional. Permite identificar as necessidades das entidades envolvidas e definir estratégias para o futuro, consolidando as atividades conjuntas destas entidades», enquadrou João Guerreiro, presidente da direcção da Algarve STP.

Os encontros entre incubadoras também permitem «avaliar possíveis medidas regionais de concertação da gestão das incubadoras, garantindo elevados níveis de convergência».

A próxima reunião de incubadoras, a terceira – a primeira decorreu em Portimão -, vai ter lugar no dia 17 de Março, em Faro, num local ainda a definir.

Comentários

pub