Inclusão e Flexibilidade na Escola reúne especialistas nacionais em Portimão

Seminário destina-se a docentes, técnicos especializados, pais e encarregados de educação

“Educar… o quê, como e onde?” é o tema do seminário que juntará no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, a 30 de Janeiro, especialistas nacionais, para debater «inclusão e flexibilidade da escola enquanto promotora de melhores aprendizagens».

Destinado a docentes, técnicos especializados, pais e encarregados de educação, o seminário visa proporcionar a partilha de saberes e conhecimentos, estimulando um debate facilitador para a desejada operacionalização de práticas e estratégias promotoras de uma educação para todos.

Ao longo do dia, vão ser abordados os painéis “Diferenciação Pedagógica e Inclusão… que desafios?” e “Caminhos para o Sucesso”, divididos em vários subtemas, entre os quais a educação inclusiva, as dificuldades de aprendizagem, a comunicação, a autonomia e flexibilidade curricular e os desafios da inovação educativa, entre outros.

Serão oradores David Rodrigues, presidente e fundador da Pró-Inclusão/Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Adelino Calado, ex-diretor do Agrupamento de Escolas de Carcavelos, Dulce Gonçalves, doutorada em Psicologia da Educação, Ariana Cosme, doutorada em Ciências da Educação, Rui Correia, professor de História e vencedor do Global Teacher Prize Portugal 2019, Edson Natario, escritor e trainer, conhecido como “cientista da comunicação”, e ainda Carlos Neto, professor catedrático na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e autor de vários livros.

Já confirmaram a sua presença na sessão de abertura, marcada para as 9h30, o delegado regional da Educação do Algarve, Alexandre Lima, e a diretora do Centro de Formação de Associação de Escolas de Portimão e Monchique, Maria Fernanda Branco.

A Câmara de Portimão adianta também que «é esperada a presença do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, na sessão de encerramento do seminário, agendada para as 18h15, na qual também participarão a presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, e o presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais, Jorge Ascenção».

A participação no seminário é gratuita, mas de inscrição obrigatória, clicando aqui no site da Câmara Municipal de Portimão, onde também pode ser consultado o programa e mais informações sobre os oradores.

Comentários

pub