In Loco mostra em São Brás a importância de consumir local

Projeto é da autoria da In Loco

O projeto 100% Local, que conta com uma mostra de produtores locais, uma demonstração gastronómica e um espetáculo de rua, vai passar no dia 25 de Janeiro, a partir das 9h00, pelo Mercado municipal de São Brás de Alportel.

Assim, além da mostra de produtores do concelho e da região, haverá “A Corda””, espetáculo produzido pelo Coletivo JAT – Janela Aberta Teatro.

«O espetáculo foi adaptado para se integrar nas ações de sensibilização do projeto, abordando temáticas que incentivam ao consumo local», explica a associação In Loco.

Além do mercado de produtores, identificados com o Cartão de Produtor 100% Local, está em exibição, ao longo do mês, junto ao Mercado Municipal, “A Balança”, uma instalação artística que pretende ilustrar os desequilíbrios provocados pelas opções de consumo e os seus impactos.

A peça é inspirada nas antigas balanças de mercado e exibe mensagens de educação alimentar, em especial para os hábitos de consumo, que focam algumas problemáticas como a importação de produtos exóticos e fora de época, que produzem uma maior pegada ambiental, reduzem a qualidade e frescura dos alimentos e transformam as paisagens.

O 100% Local conta com o apoio dos municípios de Albufeira, Faro, Tavira, Olhão, Silves, Loulé e São Brás de Alportel, sendo cofinanciado pelo NOPLANETB-AMI, pelo Instituto Camões e pela União Europeia. Tem ainda uma taxa de comparticipação de 10%, faltando angariar esse valor que permitirá assegurar na íntegra a sua execução, fator que motivou o lançamento de uma campanha de financiamento colaborativo pela Associação In Loco (saiba mais aqui).

Todos os apoios são bem-vindos e ajudarão a executar as ações do projeto, entre elas a produção de uma aplicação tecnológica (casefazem.pt) onde estarão georeferenciados os pontos de produção e de comercialização de alimentos originários da região, para acessibilizar a produção local.

Comentários

pub