Fotografia, conferências e cinema nos primeiros encontros “Política&Imagem” de Lagoa

Encontros realizam-se no âmbito da instalação da Casa da Cidadania nos antigos Paços do Concelho de Lagoa

Lagoa vai receber, entre os dias 15 e 18 de Janeiro, os seus primeiros “Encontros Internacionais da Política e da Imagem de Lagoa – Política&Imagem”, no âmbito da instalação da Casa da Cidadania nos antigos Paços do Concelho de Lagoa.

Graça Fonseca, ministra da Cultura, vai estar presente na sessão de encerramento deste evento, que pretende «criar um espaço e um momento de reflexão na relação entre a política e a imagem no século XXI».

Para isso, a Câmara de Lagoa convidou os «fotógrafos portugueses de referência» Paulo Catrica, Augusto Brázio, Lara Jacinto e Valter Vinagre, que estiveram neste concelho em residência artística e «construíram um conjunto de projetos fotográficos que tiveram como objeto de trabalho o município de Lagoa, e que serão o suporte artístico destes primeiros Política&Imagem».

O fotógrafo Paulo Catrica trabalhou sobre arquitetura e as formas de habitar, resultando este seu projeto na exposição Prospectus. Augusto Brázio trabalhou sobre o turismo e a indústria turística e a sua exposição tem o título Os filhos do sol: a busca do idílico.

Lara Jacinto desenvolveu um projeto sobre trabalhadores migrantes, resultando este na exposição Paraíso. Valter Vinagre documentou as confissões religiosas presentes em Lagoa e o seu trabalho intitula-se Corações ao Alto.

«Para esta edição foi também convidado o fotógrafo João Pina, que vem mostrar um trabalho que tem em curso na Colômbia sobre refugiados venezuelanos. Este projeto designa-se por “Caminantes”», diz a Câmara de Lagoa.

As primeiras três exposições estarão patentes no Centro Cultural Convento de São José, em Lagoa. A de Valter Vinagre poderá ser vista no Salão Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Luz, Igreja Matriz de Lagoa. A exposição “Caminantes” estará na sala das sessões dos antigos Paços do Concelho.

O programa do evento contempla conferências, para as quais foram convidados Alejandro Castellote, curador independente e criador da Photo España, o filósofo Mário Santiago Carvalho e o jornalista da Antena 1 José Manuel Rosendo.

«As três mesas redondas agendadas serão sobre como documentar o mundo, o diálogo interconfessional e as migrações no século XXI», diz a organização.

No dia 15, serão lançados os cadernos da Casa da Cidadania com os projetos fotográficos resultantes das residências artísticas e apresentada a medalha Cross-Border, da autoria do mestre-escultor e medalhista José Teixeira.

No dia 16, quinta-feira, em que se celebra a criação do concelho de Lagoa, haverá uma sessão comemorativa, presidida por Luís Encarnação, o presidente da Câmara de Lagoa, onde se fará a apresentação do desenvolvimento do projeto Casa da Cidadania.

Entre os dias 15 e 17, serão projetados filmes de Sérgio Tréfaut, entre os quais o premiado “Raiva”, no Centro Cultural Convento de São José, com apresentação da antropóloga Ana Machado.

Comentários

pub