Festival de Caminhadas dá novas árvores à aldeia do Ameixial

Receitas das inscrições do WFA voltam a reverter para uma ação de reflorestação

Imagem de Arquivo – Reflorestação no Ameixial

A aldeia do Ameixial vai ficar mais verde com as novas árvores que ali serão plantadas no sábado, dia 18 de Janeiro, durante uma ação de reflorestação que será promovida nesta aldeia serrana do concelho de Loulé pela Cooperativa QRER, entidade organizadora do Walking Festival do Ameixial.

Esta atividade visa «enriquecer o coberto florestal da aldeia, reforçar a sua atratibilidade e contribuir para a melhoria ambiental e paisagística da mesma» e é aberta a todos os que quiserem participar.

Os interessados deverão inscrever-se no site da QRER. A atividade começa às 9h30 junto ao Café Central e prolonga-se até Às 12h30. Segue-se um almoço, no qual é preciso reservar lugar antecipadamente.

Esta é a terceira vez que os organizadores do WFA promovem uma ação de florestação, financiada pelo dinheiro da inscrição no festival. Em 2017, foram plantados mais de 450 sobreiros, azinheiras e medronheiros perto da localidade de Vermelhos, na freguesia do Ameixial, com ajuda de cerca de 45 voluntários.

Na edição de 2018, a receita das inscrições reverteu para uma ação de reflorestação da Pampilhosa da Serra, uma dos locais afetados pelos grandes incêndios de 2017 e onde também se realiza um festival de caminhadas.

Agora, será a vez da aldeia do Ameixial propriamente dita ter novas árvores.

 

 

Esta é apenas uma das muitas ações em prol da comunidade que os organizadores do Festival de Caminhadas do Ameixial promoveram nesta freguesia.

Em 2018, interveio-se em fontes, «caiando e restaurando partes danificadas das mesmas. Em 2019, durante o festival, recuperou-se um dos últimos palheiros circulares existentes na região, que hoje pode ser visitado em Corte D’Ouro», segundo a QRER.

«Para além disso, a organização ao longo destes 8 anos tem procurado promover a Escrita do Sudoeste através de intervenções e instalações artísticas, assim como exposições dedicadas à temática», acrescenta.

Esta acção é promovida pela QRER e conta com o apoio das empresas cooperadoras Proactivetur e ALA – Algarve Landscape Architects, Junta de Freguesia de Ameixial, ICNF, Associação dos Produtores da Serra do Caldeirão e da IVV.

O Walking Festival Ameixial regressa em Abril, nos dias 24, 25 e 26 de Abril, «com um programa novamente recheado de actividades e animação, não esquecendo o próximo contacto com a comunidade, as degustações de gastronomia local e, uma forte componente de descoberta do território no sentido da sua divulgação e promoção».

Comentários

pub