Cristina Branco lança novo videoclip gravado na Mina de Sal-Gema [com vídeo]

Cristina Branco esteve em residência artística em Loulé

“Delicadeza”, o primeiro single de “Eva”, novo disco de Cristina Branco, foi lançado esta quinta-feira, 23 de Janeiro, com um videoclip que foi gravado integralmente filmado na Mina de Sal-Gema de Loulé, por cortesia da empresa TechSalt SA.

Este trabalho audiovisual nasceu no âmbito da residência artística realizada pela cantora e seus músicos, no Auditório do Solar da Música Nova, em Novembro, a convite do Município de Loulé através do Cineteatro Louletano, e contou com o apoio do Loulé Film Office.

Entre 11 e 17 de Novembro Cristina Branco e os seus músicos estiveram em residência artística, em Loulé, para preparação do seu novo álbum.

Esta presença da artista em terras louletanas vai «ao encontro da estratégia de programação do Cineteatro Louletano de continuar a privilegiar o apoio ao contexto artístico português e a estreia no Sul, em Loulé, de novas criações quer de criadores emergentes, quer de artistas já reconhecidos do panorama nacional», explica a Câmara de Loulé.

Segundo a autarquia, a aposta no formato de residência artística «tem permitido desenvolver uma dinâmica complementar entre a oferta apresentada no Cineteatro e a funcionalidade mais específica do Auditório do Solar da Música Nova enquanto equipamento cultural».

O tema do single “Delicadeza”, escrito por Francisca Cortesão (letra e música), tem Cristina Branco a assinar a produção musical com Bernardo Couto (guitarra portuguesa), Bernardo Moreira (contrabaixo) e Luís Figueiredo (piano).

A música atual portuguesa é a base explorada por Cristina Branco, «uma das mais importantes intérpretes portuguesas da atualidade», realça a autarquia louletana.

“Eva” tem edição prevista para Março de 2020 e a 19 de Junho, às 21h30, Cristina Branco apresentará novo álbum no palco do Cineteatro Louletano.

A Câmara de Loulé promete que «em breve serão anunciadas mais surpresas resultantes desta ligação afetiva e artística da prestigiada intérprete a Loulé».

Cristina Branco, sobre o seu novo trabalho, explica que «Eva é fotógrafa, ela captura a alma e a beleza do corpo humano. Ela nasceu no dia 2 de Março de 2006 na Dinamarca, território de Louisiana, o Museu de Arte Moderna. 
Nasceu aos 34 anos. Às vezes nasce-se assim, numa folha em branco, por uma mente intrincada e uma mão trémula. Ela chegou na forma de uma pergunta: O que é para ti a verdadeira liberdade? Deste pensamento em diante ela tornou-se um compromisso comigo mesma».

«Construí-a à minha imagem e tentei “consertar” todas as minhas dúvidas e medos, como um artista que cria o seu próprio universo moral sem nenhum arrependimento ou culpa! Eva é um espírito livre em permanente evolução!», acrescenta Cristina Branco sobre “Eva”, alter-ego criado pela artista que dá nome a este novo álbum.

Cristina Branco conta com a fotografia de Joana Linda e também com a realização vídeo, pois em “Eva” «é assumida ainda mais a parceria com a fotógrafa/realizadora Joana Linda que assinou a capa de disco, vídeos, fotos e uma leitura estética sobre o “novo normal” da cantora nos últimos anos».


Veja aqui o videoclip de “Delicadeza“:

Comentários

pub