Crianças viajam de minicarro até ao bloco operatório do Hospital Lusíadas de Albufeira

Medida visa reduzir a ansiedade das crianças que serão submetidas a cirurgia

As crianças que forem submetidas a cirurgias no Hospital Lusíadas Albufeira vão poder conduzir minicarros, alguns deles elétricos, até ao bloco operatório.

Esta medida da unidade de saúde albufeirense visa «reduzir a ansiedade das crianças no momento que antecede a operação».

«Um estudo, publicado no British Journal of Anaesthesia, revelou que o facto de as crianças conduzirem um carro de brincar desde o seu quarto até ao bloco operatório, em vez de serem transportadas na habitual maca, reduz a ansiedade das crianças em idade pré-escolar submetidas a uma cirurgia, comparável ao efeito da toma de midazolam (medicamento com efeito calmante). No mesmo estudo, verificou-se que 60% das crianças submetidas a anestesia e cirurgia revelaram ansiedade significativa, um problema que está associado a consequências traumáticas a curto e longo prazo», segundo o grupo Lusíadas Saúde, que conta com o apoio da BMcar neste projeto.

«A cirurgia e todos os passos que a antecedem são momentos de grande ansiedade, tanto para a própria criança como para os seus pais. Cientes da importância de um cuidado humanizado e cada vez mais personalizado, procuramos diariamente encontrar soluções capazes de melhorar a experiência dos nossos clientes. Este momento que agora proporcionamos às crianças tem um efeito benéfico comprovado na redução da ansiedade no pré-operatório e vai ao encontro da nossa missão, que assenta em valores que vão muito para além dos cuidados médicos isoladamente», enquadrou, por seu lado, Eduarda Reis, neonatologista e presidente do Conselho Médico da Lusíadas Saúde.

Comentários

pub