Cine-Teatro Louletano bateu recorde de público em 2019

Emblemático espaço de Loulé comemora 90 anos em 2020

O Cine-Teatro Louletano recebeu quase 37 mil espectadores em 2019, estabelecendo um novo recorde desde a sua reinauguração, em 2011, após obras de requalificação. 

Em rigor, foram 36649 as pessoas que no ano transato aderiram à programação artística deste espaço (com 310 lugares) que se tem vindo a afirmar a uma escala «suprarregional pela sua intervenção diferenciadora, consistente e ousada, o que representa um aumento significativo em relação a 2018, quando a estatística registou 30393 espetadores», diz a Câmara de Loulé.

Este incremento de público (proveniente do Algarve e não só; e quer de portugueses, quer da comunidade estrangeira residente e de turistas) à agenda do Cine-Teatro – que tem sido gradual desde 2011 – é o reflexo de uma estratégia cultural mais vasta que o Município de Loulé diz que, «enquanto serviço público, tem vindo a desenvolver, em várias frentes».

Nessas áreas engloba-se o trabalho feito na Biblioteca Sophia de Mello Breyner Andresen e seus polos, o Arquivo Municipal, o Museu Municipal e as galerias de arte, o CECAL, e em vários projetos em articulação com a população.

A autarquia dá os exemplos do projeto do Geoparque Algarvensis, em colaboração com os municípios de Albufeira e Silves e com a Universidade do Algarve, o Quarteirão Cultural de Loulé, o projeto Loulé Criativo e suas diversas valências, a Human XXI – Bienal do Humanismo de Loulé e o Centro de Educação e Cultura de Quarteira), como ainda numa plêiade de eventos-âncora como o Festival MED, Carnaval, Noite Branca e a Festa da Mãe Soberana.

Numa análise mais detalhada em termos de distribuição por áreas artísticas, no Cine-Teatro, em 2019, a música teve 17705 espectadores, ao passo que as propostas na área do teatro alcançaram 11703 pessoas (houve neste universo um aumento considerável), sendo que a dança registou 3331 espectadores e o cinema 827. A programação ligada às dimensões do pensamento, formação e debate abrangeu um total de 3083 pessoas.

Em 2020, o Cine-Teatro Louletano celebra o seu nonagésimo aniversário (fundado a 19 de Abril de 1930 pela Sociedade Teatral Louletana).

«A par de uma renovada imagem (a nível do logotipo e do layout dos seus materiais de comunicação), já estão a ser anunciados nas redes sociais os principais destaques da sua programação artística para a temporada que decorre entre Janeiro e Julho. Mais uma vez, há uma forte aposta numa oferta exigente, eclética e diferenciadora, que tem vindo a posicionar este equipamento como uma referência cultural a ter em conta na zona sul do país», diz a Câmara de Loulé.

Continuando a contemplar as áreas da Música, Teatro, Dança e do Multidisciplinar, em 2020 o Cine-Teatro dará especial atenção às vertentes da Formação, Pensamento e Debate com vários ciclos e formatos, bem como ao estímulo e envolvimento do tecido artístico local/regional e da comunidade escolar, privilegiando mais uma vez as encomendas e as coproduções, também aqui com a inclusão de diversos artistas e companhias de renome nacional.

A nova temporada do Cine-Teatro traz consigo, como uma das principais novidades, a introdução de um novo vetor na matriz da sua programação regular: a dimensão inclusiva ao nível da dança contemporânea, iniciando-se uma colaboração de continuidade com o Grupo Dançando com a Diferença, sediado na Madeira.

Esta aposta vem juntar-se assim aos três eixos programáticos que este equipamento cultural louletano tem vindo a consolidar nos últimos anos: as encomendas musicais juntando artistas do Algarve com reconhecidas figuras nacionais, a Arte para a Infância, com especial destaque para a sua vertente formativa e os diálogos experimentais entre música instrumental e imagem, a par das novas abordagens exploratórias à arte sonora (de que o festival Som Riscado é o exemplo maior).

O Cine-Teatro Louletano é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas da Câmara Municipal de Loulé e está integrado na Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e na Rede 5 Sentidos.

Comentários

pub