Ciclo de workshops ajudam a criar Ecossistema de Inovação no Algarve

Segundo workshop realizou-se em Faro

A Associação Algarve STP (Systems and Technology Partnership) e a Universidade do Algarve estão a organizar, no âmbito do Algarve Tech Hub, uma série de workshops destinados ao reforço do Ecossistema de Inovação do Algarve. Estes workshops têm com o objetivo a capacitação das empresas sediadas na região e a dinamização do ecossistema orientado a criação de um cluster.

Depois de um primeiro workshop organizado em Loulé, em Novembro, dedicado ao “Capital para o crescimento” e dinamizado pela empresa de capital de risco Indico Capital Partners, a Algarve STP organizou recentemente um segundo workshop, em Faro.

O segundo workshop, subordinado ao tema “Sistemas tecnológicos inteligentes – Inteligência Artificial”, realizou-se nas instalações da Universidade do Algarve (Campus da Penha). Este workshop foi dinamizado pela Fraunhofer Portugal, empresa que tem a sede em Portugal e que se dedica à investigação científica, conjugando-a com projetos empresariais.

Este segundo workshop, que se realizou esta quinta-feira, 23 de Janeiro, foi organizado em duas sessões paralelas: uma para técnicos e outra para gestores. Em ambas houve a participação de estudantes da Universidade.

Segundo o Algarve STP, «o interesse gerado exclusivamente através da divulgação permitiu que se atingisse um número máximo de inscrições. Previsto para 40 participantes, a procura foi elevada. Foi possível criar condições para aumentar a audiência para 60 pessoas. E no final, perante o interesse despertado, consegui-se alargar o número de participantes para mais de 70 presenças».

A associação destaca que «o público participante foi maioritariamente de origem empresarial, evidenciando o vivo interesse que existe nas empresas para este tipo de iniciativas. Revela também a abertura à inovação e ao contacto com novas experiências, admitindo-se que o novo conhecimento adquirido possa alterar e reformular os processos produtivos das empresas de vários setores que estiveram presentes».

As diversas sessões, quer práticas, quer teóricas, «despertaram um elevado nível de interesse junto dos presentes, situação que foi avaliada através de um inquérito final sobre a satisfação lançado junto dos participantes», acrescenta o Algarve STP.

O evento foi realizado também em língua inglesa e acompanharam a sessão alguns elementos estrangeiros, pertencentes à comunidade estrangeira residente no Algarve.

Para João Guerreiro, presidente da direção do Algarve STP, «este tipo de evento permite fomentar uma política que contribua para a criação de um Ecossistema de Inovação no Algarve. O sucesso registado até agora pelos workshops evidencia que as empresas da região estão abertas a iniciativas regionais, de carácter transversal, as quais permitem que a região se posicione num quadro de formação para uma região inteligente. A Algarve ASTP organizará em breve outros eventos semelhantes, os quais deverão contribuir para reforçar a criação de um Ecossistema de Inovação da região do Algarve».

O workshop do dia 23 de Janeiro foi organizado ao abrigo do projeto KCITAR, financiado pelo programa CRESC Algarve.

Comentários

pub