Brexit: Senhores passageiros a Viagem vai começar! [com infografia]

Informações que podem ser úteis

Imagem: Banksy

31 de janeiro de 2020.
Depois de sucessivos adiamentos e mudanças de rota e até de comando, o Brexit vai avançar: está aberta a porta para a concretização da saída do Reino Unido da União Europeia.

Ninguém sabe como vai evoluir e quando vai terminar este processo.

Estamos perante dois blocos de interesses económicos e políticos, envolvendo algumas das maiores potências económicas da Europa e do Mundo, num quadro de alteração de posicionamentos a nível internacional em que as tradicionais alianças de família do mundo ocidental, estão em crise, sem liderança e em choque de interesses entre «irmãos».

Tudo num quadro político em que é clara a fraqueza de uma União Europeia sem estratégia, dividida e sem comando, e o poderoso aliado americano, guiado apenas pelo seu interesse conjuntural. Vai continuar.

Com experiência de Viajante – com largas caminhadas por várias geografias e sem regresso garantido – e ciente do limitado peso do nosso país – considero que só nos resta um caminho: para além de acompanhar com a máxima atenção e inteligência os acontecimentos – devemos ter plena consciência dos riscos que corremos, e definir com rigor o que temos que fazer, para defender os nossos interesses e o futuro nesta batalha incerta.

Como Viajante que volta à estrada, começaria precisamente por chamar a atenção para algumas informações úteis sobre o estado dos caminhos que vamos percorrer, numa Viagem que não se sabe quanto tempo vai durar, nem como vai terminar.

Começo por referir alguns dados concretos sobre as relações económicas entre Portugal e Reino Unido. E entre Reino Unido e Algarve. O que está em jogo.

Sobretudo porque depois de meses de generalidades, não está claro, para muitos passageiros, qual é o ponto de partida e os riscos que corremos.

Pontos de partida:
Reino Unido é um dos principais parceiros económicos de Portugal
Turismo é o principal setor exportador de Portugal para o Reino Unido
Algarve é o 1º destino dos Turistas britânicos em Portugal
Portugal e Algarve não podem desvalorizar e subestimar esta realidade.

Segue-se uma infografia com dados. Simplificada. Uma espécie de guia turístico:

A Viagem vai começar, são estes os pontos de partida. Não podemos ignorar! Procuram-se companheiros de Viagem!
Aviso: não sabemos quando regressamos!

 

 

Autor: Vítor Neto, Viajante

Infografia: Nuno Costa | Sul Informação

 

 

 

Comentários

pub