Artesã Maria João Gomes recebe voto de louvor da Câmara de São Brás de Alportel

Maria João Gomes participou no programa da RTP1 “O artesão”

A artesã Maria João Gomes, que está entre os cinco mestres escolhidos a nível nacional para integrar para integrar o programa da RTP1 “O artesão” recebeu um voto de louvor da Câmara de São Brás de Alportel.

A distinção foi atribuída como reconhecimento da «dedicação, do trabalho e do mérito» da artesão, tendo em conta «o seu trabalho quotidiano em prol da valorização da arte tradicional da empreita de palma algarvia e dos recursos naturais do território».

«Foi por curiosidade que Maria João Gomes deu os primeiros passos nesta arte que se tornou uma verdadeira paixão. Com carta de artesã e criadora da marca “Palmas Douradas”, em 2015, a artesã está atualmente instalada no Museu do Traje, local onde apresenta os seus trabalhos e realiza oficinas de artesanato, sendo uma embaixadora da palma algarvia no mundo», segundo a Câmara de São Brás de Alportel.

 

 

Maria João Gomes «tem várias parcerias com designers portugueses e estrangeiros na área da alta-costura, bem como representações dos seus artigos em espaços conceituados de Portugal e de França. Exporta ainda os seus trabalhos para vários países».

Em 2019, Maria João Gomes participou no programa da RTP1 “O artesão”, transmitido a 26 de Dezembro, «tendo durante a sua participação ensinado todo o processo do trabalho com empreita a vários candidatos. A sua participação e os seus ensinamentos contribuíram para o perpetuar desta arte tradicional através dos futuros artesãos escolhidos no programa».

Comentários

pub