São Brás vive Natal com Noite Vermelha e solidariedade

Iniciativas terminam na noite de Dia de Reis, 6 de Janeiro

Uma Noite Vermelha, de descontos no comércio local, bem como um Mercadinho Solidário. São Brás de Alportel vai festejar o Natal com um programa, ao longo do mês, que alia a animação à solidariedade. 

A quadra natalícia abre oficialmente em São Brás de Alportel, a 7 de Dezembro, com a tradicional Festa de Chegada do Pai Natal e a Noite Vermelha.

A Festa de Chegada do Pai Natal está marcada para as 15h00 com um espetáculo de magia e animação de rua a cargo do trio de Duendes de Natal «que prometem aquecer o ambiente até à chegada do Pai Natal que vai entregar brindes e tirar fotografias com os mais pequenos», diz a Câmara de São Brás.

O dia será completado pela Feirinha de Natal e o programa de animação da Noite Vermelha, uma iniciativa promovida pela autarquia são-brasense em colaboração com o comércio local. As lojas vão estar abertas até às 23h00 com descontos que vão até aos 70%. Ao longo do dia, os clientes que façam compras no comércio local habilitam-se a ganhar um vale de compras de supermercado no valor de 500 euros.

A Noite Vermelha conta com um recheado programa de animação. Vão passar pelo palco das 15h00 até às 23h00 diversos grupos de música e dança: “Os Carolas e Super Pop”, Urban Xpression, Rancho Típico Sambrasense, The New Orleans Jazz Band, Grupo Clube do Museu e ainda a Banda Tic Tac. O Largo de São Sebastião vai receber ainda uma arruada proporcionada pela Banda Filarmónica de São Brás de Alportel.

Durante todo o mês de Dezembro, «decorre no comércio local mais uma edição do passatempo de Natal, lançado pelo Município, para o sorteio de vales de compras nos estabelecimentos locais, no valor global de 500 euros».

Uma das novidades do programa de Natal de 2019 é o Mercado de Natal que vai animar o Largo de São Sebastião de 12 a 15, onde diariamente os mais pequenos vão poder visitar o Pai Natal na sua casa e tirar fotografias para mais tarde recordar, assistir a teatro de marionetas e à peça de teatro “Os piratas roubam as prendas ao Pai Natal”, numa iniciativa promovida pel’Os Cavaleiros do Tempo.

Em São Brás de Alportel, o espírito fraterno e natalício ganhará «mais força com o Mercadinho Solidário que este ano vai decorrer em pleno Largo de São Sebastião, no dia 8 de Dezembro, entre as 10h00 e as 17h00».

«Nesta edição especial em que se comemora o décimo ano desta iniciativa, o Largo de São Sebastião transforma-se na montra da solidariedade da região, apresentando as diferentes associações e projetos e apresentando irresistíveis sugestões solidárias para originais presentes de natal e são ainda uma oportunidade para as associações presentes angariarem fundos para prosseguirem com as suas missões».

Este é um «evento pensado para toda a família, que dispõe por isso de um espaço para a diversão dos mais pequenos e de um programa de animação muito diversificado, ao longo de todo o dia, que culminará a partir das 15h00 com uma edição especial do Baile do Museu».

A iniciativa, promovida anualmente pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel e pela Rede Social do concelho, conta com o apoio e participação de mais de duas dezenas de instituições locais e regionais de índole social.

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer o trabalho realizado pelas diversas instituições presentes e adquirir algumas prendas de Natal produzidas nas instituições com a dedicação de quem trabalha todos os dias em prol da comunidade.

O evento é de entrada gratuita, mas todos os visitantes são convidados a contribuir à entrada com a oferta de agasalhos que serão posteriormente distribuídos na Loja Social às famílias que mais precisam.

Ao longo do mês de Dezembro, «sucedem-se as propostas e iniciativas de Natal para toda a família.
Ainda no dia 7, decorre uma Feirinha de Natal, no Quartel dos Bombeiros Voluntários, iniciativa da Associação de Artesãos – Esfera Triunfante e ao final do dia, às 18h00, o Museu do Traje acolhe o Concerto de Natal do Coro dos Amigos do Museu».

No domingo, dia 8, o grupo de hip-hop Urban Xpression apresentará a Gala de Natal “À procura do Natal na Uxlândia”, com sessões às 10h30 e às 15h30, no Pavilhão Municipal.

Na manhã de 14 de Dezembro, a Banda Filarmónica de São Brás de Alportel vai passar pelas ruas da vila e pelo Mercado Municipal com o seu já tradicional Desfile de Natal e no final da tarde, às 18h00, o Exército de Salvação apresentará um concerto especial e solidário que vai angariar fundos para a Miriam “a pequena lutadora” e para o grupo de jovens voluntários que vão fazer uma missão com crianças em São Tomé e Príncipe.

No domingo, dia 15, a Escola de Dança Municipal apresenta o seu espetáculo de Natal no Cineteatro São Brás, às 16h00.

Já quase com o Natal a chegar, o Grupo de Música Tradicional Ucraniana “Jasmin” apresenta um concerto de Natal no Museu do Traje, a 21 de Dezembro, às 20h00.

São diversas as festas e convívios de natal, promovidos pelas mais diversas entidades, que se juntam ao programa. Na tarde de dia 25, a quadra contará com o tradicional convívio solidário na Sede do Motoclube Unidos da Estrada.

Até 6 de Janeiro, está aberta a Rota dos Presépios de São Brás de Alportel. Entidades, associações, grupos de todo o concelho estão a preparar 12 espaços de exposição de presépios.

Dos mais tradicionais aos mais modernos e originais, a rota convida a passar pelos sítios de Alportel, Parises, Peral, Machados, Cabeça do Velho e Corotelo, pelos Bombeiros Voluntários, pela Biblioteca Municipal, pela Igreja Matriz, pelo Museu do Trajo, pela Santa Casa da Misericórdia, pelo Alportel, pela Cabeça do Velho e pela Galeria Municipal que tem patente uma exposição de presépios oriundos de vários cantos do mundo e com os mais diversos materiais das coleções privadas de Anabela Guerreiro e de Graça Bernardo.

E, como manda a tradição, a quadra natalícia encerrará na noite de Dia de Reis, 6 de Janeiro, com o 36º Encontro de Charolas, no Cineteatro São Brás, às 21h00.

Comentários

pub