Rotunda de Lagos muda de cadeiras ao fim de 20 anos [com vídeo]

Trabalhos de requalificação da Rotunda das Cadeiras terminaram este sábado


A Rotunda das Cadeiras, uma das mais emblemáticas da cidade de Lagos, foi revitalizada 20 anos depois depois da sua inauguração. A escultora Vera Gonçalves reinterpretou a sua obra original, com recurso ao ferro, e os trabalhos de requalificação ficaram concluídos no passado sábado, 14 de Dezembro.

A obra original foi criada 25 anos depois do 25 de Abril, em 1999, com o círculo com 7 cadeiras a representar a transformação dos moldes e dinâmicas sociais, políticos e económicos na viragem para o novo milénio.

A artista considera que que a «confraternização e o diálogo são os meios através dos quais se pode chegar ao consenso, à liberdade e aos ideais da democracia».

Após uma «marcante presença» durante vinte anos, «as 7 Cadeiras caem para se reerguerem, no mesmo local, desta vez com a força acrescida que o recurso ao ferro lhes imprime e com a sugestiva complexidade dos imensos caminhos e vazios que marcam a contemporaneidade», acrescenta Vera Gonçalves.

A reinterpretação escultórica das cadeiras «passa da estrutura “monolítica”, em 1999, para uma “encruzilhada de direções”, em 2019».

Ainda assim, o trabalho, segundo a artista, «continua a evocar os ideais de outrora e a convidar, ainda mais, à multiplicidade de novos entendimentos».

Para Vera Gonçalves, «o objetivo da arte é fazer-nos pensar. Se ela não nos faz pensar, então não a vale a pena fazer».

 

Comentários

pub