Rastreio do cancro da mama passa por Lagoa

Rastreio vai decorrer neste concelho até 7 de Fevereiro de 2020

Um rastreio do cancro da mama, promovido pelo Núcleo de Rastreios Oncológicos da Administração Regional de Saúde do Algarve, começou esta terça-feira, 17 de Dezembro, em Lagoa. 

Todas as mulheres dos 50 aos 69 anos inscritas no Centro de Saúde de Lagoa vão receber uma carta do Núcleo de Rastreios Oncológicos da ARS Algarve com a marcação/convite para realizarem gratuitamente uma mamografia digital na Unidade Móvel que se encontra instalada junto ao Centro de Saúde de Lagoa, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 16h30 horas (dias úteis).

O rastreio vai decorrer neste concelho até 7 de Fevereiro do próximo ano.

Desde Julho de 2017 que o rastreio é efetuado na Unidade Móvel de Rastreio do Cancro da Mama, através de mamografia digital 3D com Tomossíntese e diagnóstico assistido por computador (CAD).

O Algarve é, de resto, a primeira região do País a realizar, em todos os concelhos, o rastreio com esta tecnologia de última geração, o que permite aumentar a taxa de deteção de cancros da mama, reduzir os falsos positivos e a dose de radiação aplicada em cada exame.

O Programa de Rastreio do Cancro da Mama no Algarve, efetuado em parceria com a Associação Oncológica do Algarve e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, começou em Setembro de 2005 e percorre todos os concelhos do Algarve, encontrando-se neste momento já na sétima volta, sendo a convocatória, referenciação, gestão e monitorização do programa efetuado pelo Núcleo de Rastreios da ARS Algarve.

Em caso de dúvida (e se ainda não recebeu a carta a convidá-la para a realização do exame), contacte o Núcleo de Rastreios Oncológicos da ARS Algarve através da linha de atendimento 289 88 99 12 ou através do email [email protected].

Comentários

pub