Projeto Ginástica com Todos organiza campo de treino e festival

Reportagem do Sul Informação já deu a conhecer projeto

O primeiro campo de treino “De+ Ginástica com Todos”, que culminará num festival gímnico, realiza-se de 18 a 20 de Dezembro no Pavilhão da Escola Básica Prof. João Cónim, em Estômbar (Lagoa). 

Segundo a organização, a cargo da Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais (AAPACDM), este serão três dias intensos de atividade no pavilhão e duas «noites de convívio, diversão e alegria nas instalações de internato da Nobel Internacional School Algarve (antigo Hotel Levante)».

O Festival está marcado para dia 20, às 19h30, onde «a inclusão e a ginástica dão as mãos para desenharem verdadeira arte inclusiva».

Esta é a primeira iniciativa gímnica após a consagração internacional do projeto Ginástica com Todos, como um dos grandes vencedores do Beinclusive EU Sport Awards, concurso desenvolvido pela União Europeia, e que destacou este projeto algarvio de entre 144 destinados à inclusão através do desporto, de toda a Europa.

Este encontro visa criar um espaço de partilha, conexão e reflexão entre as diferentes entidades que abraçam o projeto Ginástica com Todos.

A CHE (ACD Che Lagoense) assume um papel fulcral na coorganização desta iniciativa, assim como a autarquia de Lagoa (cidade inclusiva 2019) que apadrinharam este momento.

A iniciativa tem a colaboração da Associação de Ginástica do Algarve, da Associação Recreativa Cultural da Che Lagoense, do Nobel Internacional School Algarve, da Autarquia de Lagoa, do Agrupamento de Escolas Rio Arade, sendo cofinanciado pelo programa de financiamento a projeto do Instituto Nacional de Reabilitação.

Tal como o Sul Informação já contou em reportagem, este projeto criou uma classe de ginástica adaptada, juntando pessoas com e sem deficiência.

Comentários

pub