Presépio feito do «melhor sal do mundo» volta a ser atração em Castro Marim

O presépio de sal já é uma tradição deste concelho

Um presépio feito «com o melhor sal do mundo» volta a poder ser visitado na Casa do Sal de Castro Marim, até 6 de Janeiro.

Aquela que é, segundo a Câmara castro-marinense, «uma das maiores atrações de Natal» do concelho, é composta «por mais de 10 toneladas do “melhor sal do mundo”, promovendo e reforçando este grande motor económico, social e cultural de Castro Marim».

Esta é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Castro Marim com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim e da empresa Mascarenhas & Mascarenhas, «que cede todo o sal necessário à construção do presépio».

Para Filomena Sintra, vice-presidente da Câmara de Castro Marim, este «é um projeto sociocultural que transfere alma a este espaço e que, em cada edição, procura ter um elemento diferenciador e atrativo, levando o bom nome de Castro Marim, valorizando ao mesmo tempo o nosso ouro branco».

A autarca aproveitou para elogiar o esforço e entrega dos dinamizadores da iniciativa, «em particular do presidente da junta de freguesia de Castro Marim, Vitor Esteves, e do mentor da magnífica ideia, Andrelino Pena».

«O Presépio de Sal ocupa uma área de 110m2, onde estão distribuídas mais de 4500 figuras, alusivas à história do nascimento de Jesus, mas também à cultura local deste território, havendo espaço para destacar o trabalho dos artesãos tão intrinsecamente ligado à identidade castromarinense. Aproveitando o trabalho de promoção e valorização que o município de Castro Marim tem desenvolvido em torno das artes e ofícios do concelho, a vice-presidente sugeriu a criação de catálogo, numa estratégia conjunta de divulgação deste património castromarinense de sabores e saberes», acrescentou a Câmara de Castro Marim, numa nota de imprensa.

Assim, «serão também desenvolvidos ateliês, divulgados posteriormente, para que os interessados possam criar as suas próprias miniaturas para os presépios».

O Presépio de Sal pode ser visitado todos os dias, entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 18h00, «com exceção dos dias 25 de Dezembro e 1 de Janeiro, que funcionará entre as 14h00 e as 18h00».

 

Fotos: Câmara de Castro Marim

Comentários

pub
pub