Portimão despede-se da Cidade Europeia do Desporto com novo pavilhão, HMB e campeões

Portimão foi eleita a melhor Cidade Europeia do Desporto de 2019.

A inauguração do Pavilhão do Desporto da Boavista, a Gala dos Campeões e um concerto dos HMB. «Depois de um ano intenso», Dezembro marca o fim da programação de Portimão – Melhor Cidade Europeia do Desporto. 

Este foi «um ambicioso projeto, que envolveu mais de 550 mil protagonistas, entre praticantes, espectadores, voluntários e parceiros», diz a Câmara de Portimão.

A melhor forma de terminar em grande será com a inauguração do Pavilhão Desportivo da Boavista, marcada para as 14h30 de 11 de Dezembro, Dia da Cidade de Portimão, a que se seguirá a tradicional Gala de Homenagem aos Campeões Portimonenses, durante a qual vão ser medalhados 632 atletas, treinadores e clubes.

«Quanto ao encerramento oficial da CED 2019, que promete ser um espetáculo inesquecível», vai decorrer no dia 13 no Portimão Arena, a partir das 21h00, sendo relembrados os momentos mais marcantes ao som do hino “Acredita!”.

Nessa noite festiva haverá uma performance coletiva, com atletas e o bailarino Cifrão, a que se segue um concerto a cargo da banda HMB. Na ocasião, Portimão passará o testemunho a Odivelas – Cidade Europeia do Desporto 2020.

Apesar de Dezembro ser o último mês da CED 2019, nem por isso a programação abranda, merecendo destaque eventos como a Meia Maratona de Portimão – Corrida da Dieta Mediterrânica/TVI Running Wonders, que se disputará no dia 8, a partir das 10h00, nas modalidades de meia maratona (21km), mini maratona (10km) e caminhada (5km), ao longo da zona ribeirinha de Portimão.

Está prevista a participação de alguns milhares de pessoas de vários pontos do país, tendo a prova transmissão nacional pela TVI.

Referência também para a 1ª Taça Karaté DEMO e Campeonato Nacional de Cadetes, Juniores e Sub21, agendado para 7 de Dezembro no Portimão Arena, para a 3ª prova do Campeonato de Vela do Algarve, que se realiza nas águas do Rio Arade no fim de semana de 7 e 8 de Dezembro, para o Open Day do Clube Naval D. João II, nos mesmos dias, ao longo da Ria de Alvor e para a Gala de Patinagem, às 21h00 de 21 de Dezembro no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, sob iniciativa da Escola de Patinagem local.

Também haverá o debate “Qual o impacto da Cidade Europeia do Desporto na comunidade?”, a decorrer a partir das 21h00 de 5 de Dezembro na Casa Manuel Teixeira Gomes, sob organização da associação Teia d’ Impulsos.

Também se vai realizar a 1ª Corrida de S. Silvestre dos Bombeiros de Portimão, a partir das 20h00 de 29 de Dezembro pelas ruas da cidade.

Dezembro vai ser um mês pautado pela realização de outras iniciativas de relevo, como um encontro desportivo relativo ao Dia Mundial do Deficiente Físico (3 de Dezembro no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão), o Encontro Regional da AGAP – Associação de Ginásios e Academias de Portugal (3 de Dezembro na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes), a Volta ao Mundo – Espetáculo de Natação Artística (dia 10 na Piscina Municipal de Portimão), a Taça do Clube Padel e Torneio Social de Pares “Dia da Cidade” (11 de Dezembro no Complexo Municipal Ténis), ou o Torneio “Dia Cidade Portimão” e Torneio de Aniversário do Grupo de Petanca de Portimão (também a 11 de Dezembro no Jardim das Águas Vivas).

São igualmente de anotar na agenda o Torneio de Tiro “Cidade de Portimão” (dia 7 na Academia de Tiro de Portimão), o Open Day ATP (dias 11 e 12 na Academia de Tiro de Portimão, o 14º Encontro Internacional de Capoeira (13 a 15 de Dezembro no Pavilhão da EB 2,3 Prof. José Buísel), o Festival Aquático “Cidade de Portimão” (14 de Dezembro na Piscina Municipal de Portimão) e o Open Juvenil McDonalds (18 a 22 de Dezembro no Complexo Municipal de Ténis).

Por seu turno, o corta mato escolar contará com a realização de três provas, respetivamente promovidas pelo Agrupamento de Escolas Júdice Fialho (dia 10 na EB 2,3 Júdice Fialho), pelo Agrupamento de Escolas da Bemposta (dia 10 na EBS da Bemposta) e pelos Agrupamentos Poeta António Aleixo e Eng. Nuno Mergulhão (dia 13 na EB 2,3 D. Martinho Castelo Branco e EB 2,3 Eng. Nuno Mergulhão).

Por outro lado, a formação continua a ocupar, até à última hora, um papel de registo na programação da CED 2019, com a realização das seguintes ações: Estágio técnico de mergulho em apneia – Indoor (dias 6 e 7 no Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande); formação Focus “Ética no Desporto” (dia 6 no Museu de Portimão); workshop de triatlo “Área Regulamentar da Arbitragem” (dia 7 na Biblioteca Manuel Teixeira Gomes); 55.º Estágio de Karaté (dia 21 no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão); e Natal Judo Camp (de 21 a 23 de Dezembro no Pavilhão Desportivo de Montes de Alvor).

Mais eventos relacionados, direta ou indiretamente, com o desporto estão agendados, de que se salientam o Sarau de Natal da Associação de Ginástica Rítmica de Portimão (14 de Dezembro no Pavilhão Gimnodesportivo Portimão), o Torneio de Xadrez Memorial “João Vasco – Cidade de Portimão” (dia 15, em local por definir), o Christmas Paddle Meeting (dia 21 na Praia da Marina de Portimão), o Passeio da Saúde (dia 18 no Portimão Arena), o Christmas Boogie Skydive Algarve (19 a 31 de Dezembro no Aeródromo Municipal de Portimão), o 6º Gym Fun and Dance “O Sonho – Eu quero Mudar o Mundo!” (20 de Dezembro no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão) e, por fim, a atividade para pais e filhos “Escorrega na Magia do Natal!” dia 21 no Complexo Desportivo de Alvor).

Para mais informações, clique aqui.

Portimão foi eleita a melhor Cidade Europeia do Desporto de 2019.

Comentários

pub