Pescador morre e outro fica ferido em naufrágio frente à Culatra

Homens têm cerca de 50 anos

Um pescador morreu e outro ficou ferido no naufrágio de uma embarcação de arrasto da ganchorra, ocorrido ao início da manhã desta terça-feira, 24 de Dezembro, no mar frente à ilha da Culatra, concelho de Faro. 

Ao Sul Informação, Rocha Pacheco, comandante da Zona Marítima do Sul, explicou que o alerta foi recebido «ainda antes das 8h00», dando conta de que uma embarcação, com duas pessoas com cerca de 50 anos, se tinha virado na zona da rebentação.

Um dos pescadores, que nadou até terra, conseguiu salvar-se, apesar do estado de hipotermia.

«Uma das pessoas foi transportada para o Hospital de Faro. A outra, infelizmente, já estava cadáver», tendo sido encontrado sem vida na zona da rebentação, explicou Rocha Pacheco.

Segundo a Autoridade Marítima Nacional, em nota enviada às redações, a embarcação «encontrava-se em faina de pesca e voltou-se na zona da rebentação, tendo os dois pescadores caído ao mar».

Nas buscas e socorro, participou uma embarcação do Instituto de Socorros a Náufragos, outra da Polícia Marítima, a Lancha de Fiscalização Rápida “Dragão”, da Marinha, e uma embarcação da Unidade de Controlo Costeiro da GNR.

Agora, vão começar «os trabalhos de remoção da embarcação porque constitui um perigo à navegação».

As causas do naufrágio «ainda são desconhecidas». «Vamos agora começar as diligências, uma vez que a nossa prioridade foram as pessoas», concluiu Rocha Pacheco.

Comentários

pub