«Noite inesquecível» em Portimão no fecho da Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019

No final, a banda HMB protagonizou um concerto recheado dos seus sucessos musicais

Mais de duas mil pessoas estiveram no Portimão Arena, no encerramento da Cidade Europeia do Desporto 2019, na noite da passada sexta-feira, dia 13 de Dezembro.

«Aquilo que era um sonho tornou-se realidade e hoje estamos aqui porque somos uns vencedores e mostrámos ao país e à Europa que podemos ser os melhores, através deste movimento mobilizador», sublinhou Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão.

Na sua perspetiva, «se dúvidas houvesse, está comprovado que aquilo que Portimão tem de melhor são as pessoas, pois não é fácil uma cidade da nossa dimensão ter alcançado este resultado».

A autarca agradeceu às forças de segurança e aos organismos que apoiaram o projeto, dirigindo também palavras de reconhecimento aos atletas, padrinhos, patrocinadores, voluntários, técnicos e trabalhadores camarários, sem esquecer a colaboração das entidades parceiras da CED 2019 e o empenho do movimento associativo.

«Este prémio é vosso, pois, se não fosse esta rede, não teríamos atingido os objetivos. Graças a todos vós, Portimão foi considerada a Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019», afirmou a presidente, ao destacar «o imenso entusiasmo, dinamismo, vontade e determinação protagonizado por todos os portimonenses».

«As sementes estão lançadas, a dinâmica foi criada e esta vitória serviu para nos dar mais energia para irmos mais longe», disse a autarca, ao desejar a todos os presentes «um excelente Natal e um Bom Ano Novo, com a certeza de que o desporto não vai parar em Portimão».

O pugilista invisual Jorge Pina, natural de Portimão e um dos embaixadores da CED 2019, marcou presença na festa e desafiou a assistência: «Já sei que sou feito da fibra de Portimão, onde nasci há 43 anos. Por isso, não podemos deixar esta magia acabar, para que a cidade continue tendo desporto para todos».

Quanto ao presidente do ACES Europe, Gian Lupattelli, manifestou-se «muito feliz nesta cidade fantástica, pequena mas de grande coração e com uma presidente única no mundo».

O responsável sublinhou a «força das pessoas, o que levou Portimão a ganhar o titulo com todo o mérito, trazendo para Portugal o terceiro titulo de Melhor CED, após Guimarães, em 2013, e Braga, no ano passado».

O presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, reforçou essa ideia ao afirmar ser «um grande orgulho para Portugal a distinção de Portimão, daí que Odivelas vai querer estar à altura deste legado em 2020».

Por fim, o ministro da Educação, Cultura e Desporto disse ter sentido «o orgulho, trabalho e paixão das gentes de Portimão quando pensaram e idealizaram a CED, que culminou nesta fantástica festa, porque souberam agarrar a oportunidade».

Para Tiago Brandão Rodrigues, «Portimão não é a mais bela e importante cidade de Portugal ou da Europa mas sim do mundo, devendo enaltecer o associativismo desportivo e as escolas, que souberam abraçar este projeto nas vertentes educativa e formativa».

O espetáculo de encerramento abriu com o revisitar, em formato multimédia, da CED 2019, no qual participou o bailarino Cifrão, acompanhado por oito dançarinos profissionais, que puseram a assistência a dançar ao som de “Acredita!”, o hino de Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019 composto pela banda Amor Electro.

No final, a banda HMB protagonizou um concerto recheado dos seus sucessos musicais, fechando com chave de ouro uma noite muito especial.

 

Comentários

pub