Já houve 40 ocorrências no Algarve por causa da chuva e do vento forte

Concelhos de Silves, Lagoa e Portimão foram os mais afetados

Ruas de Messines ficaram submersas | Foto: Barata Maria | Facebook

A chuva e o vento forte que se fizeram sentir no Algarve esta noite e madrugada provocaram inundações, quedas de árvore e de estruturas. De acordo com dados do Comando Distrital de Operações de Socorro, registaram-se 40 ocorrências entre a meia-noite e as 10h00, em vários pontos da região.

Fonte do CDOS adiantou ao Sul Informação que houve «várias situações de inundação, quedas de árvores e de estruturas. As inundações ocorreram principalmente na via pública, devido à subida das águas das ribeiras».

Os concelho de Silves, Lagoa e Portimão foram os mais afetados, sendo que, em São Bartolomeu de Messines, houve ruas da vila que ficaram submersas. Em alguns locais, a água atingiu meio metro de altura.

Ainda segundo o CDOS, houve «arrastamento de lama e de pedras» e os trabalhos de limpeza, neste local, continuam a decorrer.

No concelho de Silves, além de São Bartolomeu de Messines, registaram-se inundações também no Barranco Longo e no Enxerim. Já em Lagoa, há registo de ocorrências em Ferragudo, Mexilhoeira da Carregação, Pateiro, Parchal, Carvoeiro e na Caramujeira.

No Sotavento, foi reportada apenas uma inundação, no concelho de Castro Marim.

Apesar do elevado número de ocorrências, em que estiveram envolvidos cerca de 160 operacionais, apoiados por 50 viaturas, «não há feridos ou desalojados a registar no Algarve», acrescentou a mesma fonte.

Ainda assim, um homem de 80 anos, no Falacho, no concelho de Silves, ficou preso no interior de um automóvel, devido à subida da água. Foi necessária a intervenção de dois bombeiros, que resgataram o idoso e removeram o carro.

 

Comentários

pub