Investigadores do CCMar lançam livro sobre bem-estar de peixes

«Esta é uma obra bastante completa»

Os investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMar) da Universidade do Algarve (UAlg) lançaram um novo livro sobre bem-estar de peixes.

«Esta é uma obra bastante completa pois aborda a temática através da observação de várias espécies de aquacultura, estudo de peixes capturados, exemplos de modelos experimentais e teve ainda em consideração revisões sobre a avaliação e melhoria de condições dos animais», explica o CCMar.

«O livro contribui para o nosso conhecimento sobre a biologia das espécies de peixes criados em aquacultura com algumas descobertas importantes sobre a sentiência dos peixes (a sua capacidade de sentir dor), novas técnicas para o tratamento destes animais e novas ferramentas para abordar a questão», salienta o investigador João L. Saraiva.

«Este é um documento importante sobre os recentes avanços e lacunas de investigação que ainda existem sobre o assunto, e testemunha o empenho de todos os principais interessados em melhorar o bem-estar dos peixes em cativeiro», diz o CCMar.

O livro foi lançado em simultâneo com a realização de um curso de bem-estar de peixes, organizado pelo grupo Fish Ethology and Welfare do CCMar, que contou com a presença de oradores internacionais de renome e mais de 50 participantes vindos de oito países, representando vários setores da indústria, universidades, ONGs, oceanários, veterinários e instituições governamentais, que passaram três dias intensivos a debater sobre o assunto.

Estas iniciativas consolidam o CCMar e o grupo Fish Ethology and Welfare como intervenientes chave na investigação, aplicações e consultoria de apoio a decisões na área do bem-estar de peixes.

O CCMar lidera presentemente esta disciplina em Portugal e trabalha já em colaboração com a indústria da aquacultura a nível internacional, pretendendo expandir a aplicação de soluções para o sector das pescas e experimentação.

A obra pode ser consultada aqui.