Igreja de Castro Marim recebeu 2º Encontro de Cantares ao Menino

Iniciativa promovida pela Associação Amendoeiras em Flor

Castro Marim recebeu este sábado, dia 14 de dezembro, na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Mártires, o 2º Encontro de Cantares ao Menino, da Associação Amendoeiras em Flor.

Foram muitos os cânticos de louvor e adoração ao Menino, trazidos pelos grupos Cancioneiro Tradicional Amendoeiras em Flor – Castro Marim, Grupo Folclórico e Etnográfico de Belide (Condeixa – Baixo Mondego), Associação Cultural e Etnográfica Gentes de Almeirim (Almeirim – Ribatejo), Coro del Carmen – Punta del Moral (Ayamonte).

O 2º Encontro de Cantares ao Menino foi uma organização da Associação Cultural Amendoeiras em Flor, com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim, Junta de Freguesia de Castro Marim e Federação do Folclore Português.

A mostra dos cantares, de norte a sul do país e passando pela vizinha Andaluzia, comporta muitas das diferenças culturais existentes no nosso país, onde cada região tem uma identidade específica do Natal, mas um sentimento unificador e é essa a mensagem que a Paróquia de Santiago pretende transmitir no acolhimento da iniciativa.

A Câmara Municipal de Castro Marim apoiou também recentemente a edição de um trabalho discográfico desta associação, resultante de recolhas efetuadas sobre a temática de cânticos natalícios tradicionais algarvios, considerando a importância deste registo na salvaguarda e dignificação do património cultural imaterial do Algarve.

Esta foi a primeira iniciativa pública depois da Associação Cultural Amendoeiras em Flor ter sido contemplada pela subida de nível para sócio efetivo na Federação do Folclore Português, cujo ato de formalização ainda irá acontecer. Este é o resultado e a elevação do trabalho, empenho e compromisso que a Associação tem tido para com a identidade cultural do território.

 

Comentários

pub