Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe vai ter «experiência holográfica»

Projeto será financiado a 90% pelo Turismo de Portugal

A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, monumento nacional situado perto da Raposeira, Vila do Bispo, vai oferecer aos seus visitantes uma «experiência holográfica», revelou ao Sul Informação a diretora regional de Cultura.

Adriana Freire Nogueira, que falava ao nosso jornal após o concerto de encerramento da edição de 2019 do DiVaM, o programa de Valorização e Divulgação dos monumentos nacionais sob tutela daquela Direção Regional, explicou que esta entidade candidatou um «projeto de acessibilidades», no montante global de 71 mil euros, que serão financiados em 90 por cento pelo Turismo de Portugal.

O projeto prevê desde melhoramentos nas acessibilidades físicas, como investimento na «acessibilidade em termos de compreensão do próprio monumento».

No primeiro aspeto, prevê-se a criação de uma nova entrada na ermida, para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, através da construção de uma pequena rampa que dará acesso à porta lateral.

Quanto à «compreensão do monumento», será instalado, no exterior, um mupi interativo, onde os visitantes poderão encontrar informação sobre o monumento e a sua génese.

Mas a estrela deste investimento será a tal «experiência holográfica», que ficará disponível no interior da capela, mas cujo tema e características Adriana Nogueira não quis ainda revelar, «para não estragar a surpresa».

No futuro, a Direção Regional de Cultura está a equacionar alterar a entrada no monumento, que se deverá passar a fazer pela casa rural contígua. Mas essa intenção terá de ser candidatada e, para já, não há ainda nem candidatura, nem dinheiro.

Entretanto, a Ermida de Guadalupe tem já novas ofertas de merchandising, para que «os visitantes possam levar daqui uma lembrancinha». Há t-shirts, sacos de pano, lápis e outros objetos, todos com a imagem do monumento ou de alguns dos seus aspetos mais distintivos.

 

Adriana Freire Nogueira, diretora regional de Cultura do Algarve

Comentários

pub