A Diocese do Algarve vai promover uma formação destinada a organizadores de casamentos, os chamados wedding planners, para «dar resposta a algumas necessidades das empresas» que se dedicam a esta atividade. A ação vai ter lugar a 17 de Dezembro, entre as 10h00 e as 17h00, no Seminário de S. José, em Faro.
«Esta formação destina-se a todas as organizadoras de casamentos e visa dar a conhecer todos os procedimentos que são necessários para a preparação de um casamento católico, a documentação que é obrigatória, bem como os canais de comunicação a usar para obter as devidas autorizações/documentos», segundo a Diocese do Algarve.
Por outro lado, serão passadas às empresas «informações importantes, nomeadamente no que toca a toda a tramitação que é necessária na organização de um casamento, mas também em relação a questões mais específicas relacionadas com a liturgia e com a forma como as cerimónias católicas de casamento devem decorrer, como é o caso da música própria para estas celebrações».
A ação será dinamizada pela Pastoral de Turismo da Diocese algarvia, que «tem vindo a estabelecer uma relação com todas as empresas de organização de casamentos que operam na região».
Esta é, de resto, a segunda vez que se realiza esta formação, «atividade que se tem revelado de grande utilidade e uma ferramenta de preparação importante para estes agentes que promovem a ligação entre noivos e a Igreja».
Esta oferta formativa espelha a preocupação da Diocese de «ajudar na formação destes profissionais, de modo a que as cerimónias sejam cada vez mais bonitas e mais corretas, no que toca ao que a Igreja Católica define para o sacramento do matrimónio».
«A importância que têm os casamentos feitos no Algarve por estrangeiros, sobretudo provenientes da Irlanda e de comunidades católicas do Reino Unido, tem vindo a aumentar e temos consciência que essa é uma realidade incontornável, mas que é necessário que quem procura a nossa região para casar o faça acompanhado por profissionais que conhecem e podem fazer respeitar as regras que a Igreja católica prevê para estas cerimónias», explica o padre Miguel Neto, responsável por esta equipa diocesana da Pastoral do Turismo.
«Se o número de casamentos deste tipo tem aumentado, consequentemente, a relação existente com as wedding planners também se tem aprofundado, pelo que se tornava importante a realização de uma formação que se explique detalhadamente quais os passos a dar na preparação destes casamentos, de modo a garantir uma maior qualidade, disciplina e comunicação no que concerne a este tipo de cerimónias, evitando a realização de erros grosseiros, que podem colocar em risco a validade dos matrimónio de casais estrangeiros», acrescentou o mesmo responsável.
A iniciativa também é importante para facilitar «os procedimentos junto da Diocese, garantindo que os processos chegam até aqui bem preparados e com toda a documentação em falta. Deste modo, os weddings planners que participarem nesta formação serão certificados pelo período de dois anos como preparados para a organização de casamentos católicos de estrangeiros e nacionais na nossa região».
O padre Miguel Neto adianta que há «já um grande número de pessoas inscritas».
A participação nesta ação de formação custa 100 euros – foi de 80 euros para quem se inscreveu até do dia 10 de Novembro.
Os interessados em participar deverão enviar email para [email protected] com os seguintes dados: nome; email; telefone/telemóvel; empresa onde trabalha; morada da empresa; email da empresa; e telefone/telemóvel da empresa.
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