Conferência em Faro fala sobre “Europa e Direitos Humanos”

Miguel Amado é o orador convidado

Uma conferência sobre “Europa e Direitos Humanos”, pelo embaixador Miguel Amado, realiza-se esta terça-feira, 10 de Dezembro, a partir das 17h00, no Auditório da Biblioteca Municipal de Faro. 

A iniciativa, da responsabilidade do centro de informação Europe Direct Algarve, serve para comemorar o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Miguel Amado trabalhou em quatro dessas representações/delegações da UE, desde 1989 em Madagáscar, primeiro como conselheiro e depois como embaixador, sendo que, nesta conferência, falará da sua experiência internacional neste domínio.

«O contacto com a miséria e com os problemas típicos agudizou a consciência da necessidade de contribuírem para um mundo melhor», reconhece.

Miguel Amado trabalhou ainda na sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, de 2004 a 2008, como Chefe de Unidade de Assuntos Temáticos, Democracia e Direitos do Homem.

Em 2006/2007 foi enviado especial do presidente Barroso (e depois da Comissão Europeia) para Timor-Leste em cinco missões, com o objetivo de dialogar com as autoridades locais, com vista a ajudar a restabelecer a paz, o respeito pela Constituição, reforçar a cooperação com a UE e preparar a abertura de uma delegação da UE no país, regressando definitivamente a Portugal em 2010.

Após a sua intervenção, a jornalista Susana Helena de Sousa fará a moderação de uma mesa de convidados que vão trazer a reflexão sobre os Direitos Humanos à escala nacional e regional.

Associando-se a esta efeméride, o Parlamento Europeu fará entrega a 18 de Dezembro do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2019 a Ilham Tohti, um economista que luta pelos direitos da minoria uigure na China.

O centro Europe Direct Algarve é um organismo de informação europeia hospedado na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

 

Programa:

 

Conferência: Direitos Humanos e Desenvolvimento

Eng Miguel Amado, ex Embaixador / Chefe de Missão da União Europeia

Painel: Europa e Direitos Humanos
Moderação e Debate: Jornalista Susana Helena de Sousa

Direitos Humanos na Europa – Miguel Amado – Ex Embaixador da UE
Tráfico de seres humanos – Lara Santos/Cláudia Milhinhos – APF Algarve
Agir localmente: o CLAS – Andreia Correia – Município de Faro
Igualdade do género – Marta Costa Lima, consultora/formadora, Out of the Box Europe
Experiências Internacionais – Joana Cunha – ECOS
Direitos dos Refugiados – Joelma Almeida, NAIR-ACM
Direitos da Criança – Paula Susana Gregório – ARS Algarve
Emergência Infantil – Luís Vilas Boas – Refúgio Aboim Ascensão

Comentários

pub