Concerto na Igreja do Colégio celebra restauro do retábulo e dos frescos do teto

Intervenção custa, no total perto de 50 mil euros

O concerto que esta quinta-feira, dia 19, às 21h30, vai contar com perto de centena e meia de vozes, de elementos do Coral Adágio, mas também da sua nova Academia de Música de Portimão, celebrará o restauro do retábulo e dos frescos do teto da Igreja de S. Francisco Xavier (Igreja do Colégio).

Datado do século XVIII, o retábulo é obra de Manuel Martins, considerado o «maior entalhador algarvio da sua época» (Lameira, 1991, p.242) e, segundo o Padre Mário Sousa, «está a receber, pela primeira vez, uma intervenção profunda», já que, «aquando das obras recuperação da Igreja, apenas tinha sido limpo e consolidado». A intervenção teve início a 7 de Outubro.

Os trabalhos passam «pela consolidação da estrutura, reconstrução das peças de talha desaparecidas ou danificadas, remoção da sujidade acumulada, assim como de repintes do século XIX, restauro da pintura e do ouro, novo frontal em talha dourada para substituir a janela de vidro que foi colocada numa intervenção anterior, etc», acrescenta o pároco de Portimão.

Será também feita uma «limpeza e integração dos frescos do teto e das paredes», nesta Igreja que está classificada como de Interesse Municipal.

Com uma equipa de cinco técnicos a trabalhar durante 88 dias úteis, a obra custa 37.073 euros (+ IVA), valor que o Município de Portimão assume na quase totalidade, continuando o esforço que, em conjunto com a paróquia da Matriz de Portimão, tem feito de conservar este património da cidade.

A paróquia, por seu lado, «assumiu os custos com o alojamento dos técnicos (comparticipado pela Misericórdia de Portimão), assim como a envernização do soalho da igreja, a renovação do sistema de som e da iluminação, num total de cerca de 10 mil euros».

Comentários

pub