Comida Esquecida levou comensais à horta do Senhor Álvaro para colher e cozinhar

Comida Esquecida ou Inesquecível?

Na manhã de domingo, armados de cestos e alcofas, e reforçados pelas rosquinhas de azeite, os participantes do Colher e Cozinhar foram para a horta do senhor Álvaro Coelho, ali perto da Tôr, sem saber o que iam colher, cozinhar e muito menos comer…mas com muita confiança.

As rosquinhas (ou charingos) da D. Lurdes já tinham dado as boas vindas aos participantes do Colher e Cozinhar: fritas em azeite, com um toque de limão e polvilhadas de açúcar e canela, deram a energia certa para a colheita na horta do senhor Álvaro.

Por lá, apanhou-se pimentos, bolotas, laranjas, melões e romãs. O domingo estava soalheiro, o que motivou muitas conversas, porque, sem chuva, não há hortas.

Na cozinha da Quinta da Tôr, o talento culinário da Jesus Dias já estava de posse das couves da horta e a ser aplicado num tradicional cozido de repolho e feijão com batata doce, acompanhado de carne de porco.

Os fãs da comida esquecida aplicaram-se nos pimentos assados, bolotas cozidas com erva doce, salada de cenoura, tempero de azeitona e sumo de laranja. Terminaram com pudim de pão e amêndoa, pudim de abóbora e coco e bolo de maçã.

Pelo meio, e já com a presença da secretária de Estado do Património Cultural, que por ali passou para conhecer esta iniciativa integrada na programação do 365Algarve, a D. Lurdes presenteou todos com umas quadras dedicadas ao Festival da Comida Esquecida:

As papas de farinha de milho
era um prato esquecido
só que atualmente
ele é muito preferido

Há muitos anos atrás
era a comida de pobre
o rico não as comia
achava que era nobre

Por esta altura do ano
muita coisa se comia
com a carninha de porco,
que bem que aquilo sabia

E os milhos pelo Entrudo
era o prato principal de todos nós,
com bastante carne de porco
e uns baguinhos de arroz

Também era um prato esquecido
a cozinha de batata-doce,
isso não podia faltar
todos enchiam a barriguinha
até se regalar

As favas de panela
também é um prato esquecido,
quando já estavam duras e tinham olho preto
era só pôr na panela,
aquilo era dito e feito!

Comida Esquecida ou Inesquecível? O próximo episódio do Colher e Cozinhar será em Giões, no concelho de Alcoutim, a 25 de Janeiro. Os bilhetes já estão disponíveis clicando aqui.

 

Comentários

pub