Cine-Teatro Louletano começa o ano com música erudita e popular

Bilhetes estão à venda

A Orquestra Clássica do Sul, charolas e um espetáculo dedicado a Mozart & Piazzolla. O Cine-Teatro Louletano vai começar 2020 com música erudita…e popular. 

Este ano, o emblemático espaço louletano comemora 90 anos de existência.

A 1 de Janeiro, quarta-feira, realizam-se os já tradicionais concertos de Ano Novo a cargo da Orquestra Clássica do Sul, com apresentações às 16h00 e às 18h00.

«Esperam-se espetáculos contagiantes e plenos de vivacidade e envolvimento do público, à semelhança do que tem acontecido em anteriores edições. O convidado é Frank Zielhorst, maestro titular da orquestra britânica Sinfonia Viva e a Orquestra Clássica do Sul interpretará obras de Strauss, Mozart, Nielsen e Lumbye».

Cada concerto durará 1 hora e os bilhetes custarão 10 euros.

No dia 4, às 15h00, terá lugar no mesmo palco o não menos habitual concerto de Charolas e Janeiras de Loulé, no qual participam: Grupo de Janeiras da AGAL/Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Loulé, Charola das Barreiras Brancas/AGAL, Charola Ossónoba, Charola da Casa do Povo da Conceição de Faro, Charola da Banda Musical de Tavira e Charola Juvenil Bordeirense.

«Os cânticos natalícios, bem como as canções ligadas ao Ano Novo e aos Reis, possuem uma expressão muito significativa na cultura popular algarvia. Assim, um pouco por todo o Algarve, da serra ao mar, ecoam vozes que, aquecidas por uma fé fortemente enraizada ou pelo prazer do convívio social e do desafio criativo e artístico de manter e renovar a tradição, entoam versos em que celebram a rota para Belém, o canto do Presépio, os cantares do Ano Bom e os cânticos de Reis», diz a Câmara de Loulé.

A organização deste evento pertence à Associação Grupo dos Amigos de Loulé, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé. O espetáculo, de entrada gratuita, tem uma duração prevista de três horas.

Também a 4 deJaneiro, mas pela noite (21h30) e no Auditório do Solar da Música Nova, a prestigiada soprano internacional Olga Heikkilä junta-se ao acordeão de Gonçalo Pescada para um encontro que revisita os universos de Mozart e Piazzolla. Trata-se de uma dupla clássica que cria uma abordagem íntima da música e do texto. Raramente se escuta música de Mozart em acordeão e músicas de Piazzolla cantadas por uma soprano lírico.

«Acusticamente, o universo sonoro deste concerto torna-se único e especial», garante a autarquia.

Olga Heikkilä é uma soprano finlandesa cuja carreira internacional tem assentado sobretudo na sua vertente de cantora de ópera. Tem sido reconhecida e premiada em variadas competições pela qualidade da sua interpretação vocal, musicalidade e carisma em palco. As suas mais recentes colaborações foram com as óperas estatais de Estugarda e Berlim, na Alemanha, do Teatro La Monnaie, em Bruxelas (Bélgica), e com a Danish Royal Opera, da Dinamarca.

Como intérprete, tem atuado regularmente por toda a Europa com as melhores orquestras e ensembles. Já Gonçalo Pescada nasceu em Faro a 10 de agosto de 1979. Doutorado com distinção e louvor em Música e Musicologia, vertente de Interpretação, pela Universidade de Évora, foi distinguido com vários prémios, apresentou-se como solista (acordeão) com várias orquestras, estreando e interpretando várias obras em primeira audição em Portugal. Foi convidado a participar em festivais de enorme prestígio em Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Itália e Bulgária e tem gravado para rádios e televisões.

Este espetáculo tem a duração prevista de 60 minutos e dirige-se ao público em geral. O bilhete custa 5 euros.

Para comprar bilhetes para ambas as iniciativas, clique aqui.

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email [email protected].

O Cine-Teatro Louletano é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas da Câmara Municipal de Loulé e está integrado na Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e na Rede 5 Sentidos.

Comentários

pub