Câmara de Faro instalou grua marítima no Porto de Abrigo da Culatra

Obra foi inserida num investimento mais vasto

A Câmara de Faro já concluiu a obra de instalação de uma grua marítima no Porto de Abrigo da Ilha da Culatra, também utilizado pelos profissionais da pesca desta aldeia piscatória.

A intervenção, que terminou recentemente, visou «equipar o local de desembarque com meios e equipamentos de varagem e alagem das embarcações de água, para manutenção e limpeza das mesmas, o que agora fica plenamente ao alcance de todas as famílias que ali desenvolvem a sua atividade marítima».

 

 

Só na instalação da grua foram gastos pela autarquia cerca de 73 mil euros, a que se somam os 162 mil euros despendidos em trabalhos preparatórios, nomeadamente «numa estrutura de suporte (74.200 euros), alimentação elétrica da casa de apoio à grua (11.614,92 euros), projetos (3.075 euros), prospeção geotécnica (13.361,49 euros), fornecimento e montagem de apoio de pesca (25.553,25 euros), aquisição de máquina de alta pressão para lavagem de embarcações (1.795,93 euros) e, ainda, na aquisição de equipamentos para o fabrico e selagem de gelo (32.625,75 euros)».

No total, os melhoramentos custaram perto de 236 mil euros dos quais quase 200 mil serão comparticipados em 75% pelo Programa Operacional MAR2020.

«Com estas benfeitorias, o município de Faro continua a dar nota da sua crescente preocupação com as condições de trabalho das populações piscatórias do concelho, ajudando a reforçar a competitividade do setor das pescas no concelho», concluiu a Câmara de Faro.

 

 

Fotos: Câmara de Faro

Comentários

pub
pub