Bordeira festeja cem anos das Charolas e nem faltará uma marcha do centenário

Tradição das charolas nasceu em Bordeira

Charolas – Imagem de Arquivo

Os cem anos das Charolas de Bordeira vão ser celebrados nesta localidade do concelho de Faro nos dias 1 e 6 de Janeiro.

A Sociedade Recreativa Bordeirense organizou um programa que começa logo no primeiro dia do ano, com as tradicionais saudações ao Ano Novo, dia em que será estreada uma marcha criada especialmente para celebrar o centenário desta tradição do barrocal algarvio.

A apresentação da nova composição musical será feita numa iniciativa marcada para as 11h00 de dia 1 de Janeiro, no centro de Bordeira, que reunirá as seis Charolas locais.

No mesmo dia, os sons dos pandeiros, castanholas, ferrinhos e acordeões vão poder ouvir-se, a partir das 14h30, na sede da Sociedade Bordeirense, mas também um pouco por toda a freguesia de Santa Bárbara de Nexe.

«Como manda a tradição o Dia de Reis é sempre o mais aguardado. Neste dia, a partir das 10h30, os vários grupos visitam o comércio local saudando a comunidade com cantares e “vivas” espontâneas em versos à desgarrada», anunciou a Sociedade Recreativa Bordeirense.

Às 13h00 as 12 charolas convidadas a participar na festa vão começar a atuar, numa tenda que será instalada no Centro de Atividades D. Leonor, «onde também é possível degustar algumas das especialidades gastronómicas do interior algarvio».

A partir das 14h30, na sede da Sociedade Bordeirense, continua o encontro de charolas. Ainda no dia 6 de Janeiro, às 20h30, as seis Charolas de Bordeira voltam a tocar em conjunto a marcha do centenário, no Centro de Atividades Dona Leonor. Os festejos terminam com bolo de aniversário e fogo de artifício.

 

Veja aqui a reportagem em vídeo sobre as Charolas de Bordeira em 2018:

Comentários

pub
pub