Baleia já foi retirada do mar em Quarteira

Trabalhos contaram com a colaboração de uma embarcação que veio de Portimão

A baleia-comum, de 17 metros e 22 toneladas, que deu à costa no passado sábado, 21 de Dezembro, em Quarteira, já foi retirada do mar. 

Depois de ontem terem falhado as tentativas, hoje, perto das 16h30, foi finalmente possível tirar o animal de dentro da água, numa operação que durou quase o dia todo.

Logo às 9h00, houve uma reunião com a coordenação da Autoridade Marítima, em que esteve presente a Câmara de Loulé, a Administração da Região Hidrográfica do Algarve, a Docapesca, o delegado regional de Saúde, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e a Universidade do Algarve.

«Como ontem não a conseguimos remover por terra, hoje achámos que seria bom tentar pelo mar, se houvesse condições técnicas. Por isso, fizemos a reunião de avaliação», explicou Rocha Pacheco, comandante da Zona Marítima do Sul, ao nosso jornal.

Com a preia-mar, às 12h30, entrou em ação uma retroescavadora que empurrou o animal para dentro da água. Àquela hora, centenas de pessoas já se tinham juntado na praia para ver a baleia que apresentava algum inchaço, devido ao facto de já estar morta há dois dias.

«Afastámo-la de terra, fizemos alguns furos para perder o ar e levámo-la, com a ajuda de uma embarcação, para o cais da Doca de Quarteira», enquadrou Rocha Pacheco ao Sul Informação.

Aí, «foi passada uma rede, por baixo, colocadas umas cintas e conseguimos tirar o animal, com a ajuda de uma grua, colocando-o num camião».

Agora, decorrem os trabalhos de «amarrar muito bem» a baleia morta para poder ser transportada «em segurança» até ao Aterro Sanitário do Sotavento, na Cortelha (Loulé).

O animal deu à costa no passado sábado, numa das praias perto do Calçadão de Quarteira, provavelmente já morta. Os primeiros trabalhos para a retirar de dentro de água, ainda nesse dia, foram infrutíferos e a baleia regressou ao mar, levada pela força da ondulação.

Já no domingo, o cetáceo voltou a dar à costa, mas na praia da Rosa Branca, junto aos Mercados de Quarteira. Passados dois dias, acabou por se conseguir retirar a baleia de dentro de água.

Comentários

pub