Associação de Futebol do Algarve está à procura de novos árbitros

O Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol do Algarve vai realizar cursos para novos árbitros de futebol e de […]

O Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol do Algarve vai realizar cursos para novos árbitros de futebol e de futsal a partir de Janeiro. As inscrições estão abertas até 15 de dezembro.

O regulamento pode ser consultado no site da Associação de Futebol do Algarve (AFA), também pode ser descarregada a ficha de inscrição, que deve ser enviada para [email protected].

Durante o período de inscrições, a AFA está a promover «um conjunto de ações de promoção da arbitragem junto de escolas, Universidade e clubes, no sentido de captar novos árbitros para fazerem parte dos quadros» do organismo.

Esta quarta-feira, dia 4, a Biblioteca da Escola Secundária Poeta António Aleixo, em Portimão, foi a primeira a receber uma ação de sensibilização. A próxima realiza-se que seguirá para a Escola Secundária de Vila Real de Santo António no próximo dia 10, às 14h00.

Segundo Sérgio Piscarreta, presidente do Conselho de Arbitragem, «o objetivo passa por fazer o maior curso de arbitragem que alguma vez foi feito no Algarve, estendendo-o a, pelo menos, três zonas da região – Portimão, Faro e Vila Real de Santo António».

«Ser árbitro é um exemplo de superação e um privilégio para qualquer amante do futebol e futsal. Hoje a arbitragem, para além de oferecer uma oportunidade de carreira muito interessante, transmite um conjunto de valores essenciais para qualquer jovem. É uma escola que não deixa ninguém indiferente. Quem entra na arbitragem dificilmente consegue sair», acrescenta o responsável.

Sérgio Piscarreta recomenda «vivamente a qualquer jovem que goste de futebol ou futsal a tirar o curso e experimentar ser árbitro».

Os cursos terão a duração de dois meses, num total de 40 horas de aulas teóricas e práticas, que terminam no primeiro estágio de candidatos a árbitros feito pela Associação de Futebol do Algarve.

No final, os árbitros que ficarem aptos estarão preparados para apitar nos campeonatos do Algarve e com a possibilidade de, posteriormente, ascender aos campeonatos nacionais.

Comentários

pub