Assembleia Municipal aprova suspensão do PDM em Quarteira

A proposta contou com os votos a favor da bancada socialista e do Bloco de Esquerda, os votos contra do PSD, CDS e do deputado independente, e a abstenção do presidente da Assembleia Municipal

A Assembleia Municipal de Loulé aprovou, na passada sexta-feira, 13 de Dezembro, a suspensão do Plano Diretor Municipal (PDM) no terreno de 1,3 hectares, onde ocorre, todas as quartas-feiras, o mercado da fruta, bem no centro de Quarteira. 

A proposta contou com os votos a favor da bancada socialista e do Bloco de Esquerda, os votos contra do PSD, CDS e do deputado independente, e a abstenção do presidente da Assembleia Municipal.

O objetivo desta suspensão é impedir que sejam construídas mais urbanizações, numa zona onde o betão já é rei e senhor, para avançar, ao invés, com a criação de espaços verdes e de convívio.

Com a determinação destas medidas preventivas, pretende-se reafirmar a «vocação daquele território central e estrategicamente localizado, enquanto zona de tampão do edificado consolidado envolvente, visando a qualificação urbanística e sustentabilidade ambiental, para fruição das populações, contribuindo para a afirmação da cidade de Quarteira».

Com efeito, a dimensão e localização central e estratégica da área em causa, que constitui uma das poucas áreas não edificadas no espaço urbano da cidade de Quarteira, «é fundamental para assegurar a existência de áreas de descompressão urbanística que possam ser integradas na estrutura ecológica municipal», diz a autarquia.

A ideia passa por «garantir espaços para os cidadãos e o equilíbrio harmonioso entre o edificado consolidado e as áreas vocacionadas para o espaço público, traduza-se ele em espaços verdes, estacionamento, zonas de lazer, circuitos de mobilidade suave ou outros».

Comentários

pub