Algarve2020 teve melhor execução dos programas regionais em 2018

«Estamos a contar com boas perspetivas de crescimento», diz Francisco Serra

O CRESC Algarve2020 teve a melhor execução dos programas regionais, a nível nacional, em 2018, revelou a Agência de Desenvolvimento e Coesão (AD&C) na 12ª reunião da Comissão de Acompanhamento.

Reunida para analisar a execução do programa e apreciar os trabalhos de avaliação previstos, foram apresentados alguns projetos emblemáticos e feita uma reflexão sobre as lições da experiência, com contributos da generalidade dos setores presentes que os representantes da Comissão Europeia e da AD&C terão em consideração na preparação e negociação do Quadro Financeiro Plurianual da União Europeia 2021-2027.

Na intervenção de abertura, Francisco Serra, presidente da Comissão Diretiva do Algarve2020, sintetizou que foram abertos 240 concursos, verificando-se atualmente uma taxa de compromisso do programa de 70,61%, correspondente a 922 operações aprovadas.

A taxa de execução é de 29,35%, segundo os dados provisórios referentes a 30 de Novembro.

Francisco Serra comentou que «estamos a contar com boas perspetivas de crescimento e esperamos atingir uma taxa de compromisso a rondar os 85% e uma taxa de execução perto dos 35%, até ao final deste ano», do total dos fundos do programa.

A Comissão de Acompanhamento é responsável por acompanhar o desempenho do CRESC Algarve2020, sendo composta por um conjunto alargado de atores relevantes para a região, dos quais se destacam representantes de instituições públicas e dos municípios, de instituições de ensino superior, parceiros económicos e sociais e organismos intermédios, que colaboram com a Autoridade de Gestão em áreas específicas de intervenção.

Pode consultar aqui toda a informação atualizada sobre avisos abertos e projetos aprovados.

Comentários

pub