Algarve e Baixo Alentejo mantêm-se em seca severa ou extrema

Grande parte da região Norte e Centro já não está em situação de seca meteorológica

O resto do país até melhorou, mas o Algarve e o Baixo Alentejo mantêm-se em situação de seca severa ou extrema, segundo dados acabados de divulgar pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). 

O Sotavento (zonas de Castro Marim e Vila Real de Santo António) é onde se mantém a seca extrema. Mais para Barlavento, a situação melhorou, mas pouco, passando de seca extrema para seca…severa.

Todo o Baixo Alentejo encontra-se, também, em seca severa.

No resto do país, as chuvas de Novembro permitiram «um desagravamento da situação de seca meteorológica em todo o território do Continente», de acordo com o índice PDSI (Palmer Drought Severity Index).

 

Grande parte da região Norte e Centro «já não está em situação de seca meteorológica», sublinha o IPMA.

O valor médio da temperatura média do ar em Portugal continental, 12.12 °C, foi inferior ao valor normal em 0.25 °C.

O valor médio da temperatura máxima do ar foi de 15.71 °C, 1.11 °C inferior ao valor normal. Valores de temperatura máxima inferiores, aos agora registados, ocorreram em 30% dos anos, desde 1931.

Já o valor médio da temperatura mínima do ar, 8.53 °C, foi superior ao normal em 0.62 °C , sendo o terceiro valor mais alto desde 2000 (mais altos: 2006, 2009, 2014). Valores de temperatura mínima superiores, aos agora registados, registaram-se em 30 % dos anos, desde 1931.

O valor médio da quantidade de precipitação em Novembro foi superior ao normal e corresponde a cerca de 150% do valor normal mensal.

O IPMA destaca a «forte variabilidade espacial na distribuição da precipitação, uma vez que nas regiões do Norte e Centro os valores médios foram superiores ao normal, em particular no Minho e Douro Litoral, enquanto na região Sul os valores foram inferiores, em particular no Baixo Alentejo e Algarve».

Comentários

pub