Alcoutim faz duas novas captações subterrâneas de água para combater a seca

A intervenção foi paga, no seu todo, pela autarquia

O Município de Alcoutim fez duas novas captações subterrâneas e água, em Zorrinhos e Fernandilho, com cerca de 180 metros de profundidade cada, para minimizar os efeitos da seca. 

Alcoutim, de acordo com os últimos dados, estava numa situação de seca extrema e severa.

Para tal «contribuiu o défice de precipitação, os valores das temperaturas médias e máximas acima do normal, o baixo teor de água no solo e as disponibilidades hídricas de superfície e subterrâneas consideravelmente abaixo das médias de armazenamento», explica a autarquia.

 

Sendo a seca um processo bastante complexo e com elevados riscos para o ser humano, ecossistemas e bens materiais, «tornou-se vital promover a implementação de medidas efetivas que permitiram diminuir os seus efeitos, principalmente ao nível do abastecimento de água para consumo humano, em vários aglomerados do concelho, servidos exclusivamente por origens de água subterrânea, uma das áreas onde o Município detém competências diretas».

O investimento na construção das captações (incluindo a instalação dos equipamentos de sondagem, os trabalhos de furação de entubamento, tubos de revestimento e a sua filtração) e no seu apetrechamento em termos de equipamentos de elevação e distribuição de água ascendeu a cerca de 25 mil euros.

A intervenção foi paga, no seu todo, pela autarquia.

Comentários

pub