Tó Trips e Tiago Gomes encerram festival Verão Azul em Lagos

Banda sonora encontrada por Tó Trips e Tiago Gomes para o livro homónimo de Jack Kerouac

Tó Trips + Tiago Gomes – Foto: ©vagabundos da nite

O concerto-performance “On the Road” (Pela Estrada Fora), de Tó Trips e Tiago Gomes, sobe amanhã, sábado, dia 2 de Novembro, às 21h30, ao palco do Centro Cultural de Lagos, encerrando mais uma edição do Verão Azul – Festival Internacional de Artes.

Trata-se da banda sonora que Tó Trips e Tiago Gomes encontraram para o livro homónimo de Jack Kerouac, um clássico e ícone da beat generation.

Mas há mais nestes últimos dias do Verão Azul: depois do sucesso em Loulé, Cátia Pinheiro apresenta em Lagos “The Walk#2”, um percurso-áudio criado especificamente para a cidade e que nos propõe uma reflexão acerca do espaço que habitamos e da relação que com ele temos.

Na sexta e no sábado, 1 e 2 de Novembro, o percurso faz-se a partir da Messe Militar de Lagos, às 15h00. As saídas serão individuais das 15h00 às 16h55. O bilhete (5€) deverá ser adquirido na bilheteira do Centro Cultural de Lagos.

Raquel André veio este ano ao Verão Azul em dose dupla. A artista — depois de apresentar “Colecção de Artistas”, em Loulé, o terceiro e mais recente volume da sua tetralogia intitulada “Colecção de Pessoas” — leva ao Centro Cultural de Lagos “Colecção de Amantes”, um espetáculo sobre vários encontros.

Entre Portugal, Brasil, Polónia, Chile, Noruega, Argentina ou Canadá, Raquel André já colecionou 230 amantes, pessoas de várias nacionalidades, de géneros e idades, que aceitaram encontrar-se com ela e, numa hora, construíram uma intimidade ficcionada, capturada pela memória e fotografias. O espetáculo realiza-se às 21h30.

Aproveitando a presença de Raquel André em Lagos, será ainda realizada uma masterclass gratuita com a artista, sobre o colecionismo nas artes performativas. Esta iniciativa vai decorrer no espaço do Teatro Experimental de Lagos, no sábado, dia 2 de Novembro, das 10h30 às 13h30.

No dia 2, depois do espetáculo de Tó Trips e Tiago Gomes, o Verão Azul convida o público a encerrar a nona edição do festival. A partir das 23h00, no LAC – Laboratório de Artes Criativas, a antiga cadeia de Lagos, agora lugar de liberdade e experimentação, celebra-se o encerramento da exposição da edição de 2019 do projeto de arte urbana ARTUrb. A música ficará a cargo do DJ Micah.

Produzido pela associação cultural casaBranca, o Verão Azul afirma-se, mais uma vez, como um evento de características únicas na região dedicado à promoção e difusão da criação contemporânea.

Desde a sua primeira edição em 2011 em Lagos, o festival estendeu-se também ao sotavento algarvio, fidelizando públicos e construindo parcerias com um número cada vez maior de agentes e instituições – destacando-se as parcerias de co-produção com o Cine-Teatro Louletano e Teatro das Figuras e a integração no programa 365 Algarve, uma iniciativa das Secretarias de Estado da Cultura e do Turismo, com financiamento do Turismo de Portugal.

Para mais informações, consulte o programa completo em www.festivalveraoazul.com

Comentários

pub