Rogil e Alferce ganham “O Presente de César” do Lavrar o Mar

Espetáculo integra programação do Lavrar do Mar

O espetáculo “O Presente de César”, mais uma produção com o selo do Lavrar o Mar e apoiada pelo “365Algarve”, vai passar na sede do Rancho Folclórico do Rogil, em Aljezur, entre os dias 28 de Novembro e 1 de Dezembro, e na Casa do Povo de Alferce, em Monchique, de 5 a 8 de Dezembro, para contar história de César Tróia e da sua família.

Nesta viagem cabem histórias do bacalhau, «o mais português dos peixes que fala norueguês», de Aljezur e dos bancos da Terra Nova, ao largo do Canadá.

«O Presente de César conta-nos destas terras — onde o peso da saudade faz parte do ser, faz parte da alma ­— e do reencontro que tem um sabor acre, amargo, salgado. O sabor a bacalhau. O sabor que faz parte da história da região. A história de dureza além-mar onde os homens escolhem o frio, o nevoeiro, a solidão. E esta solidão fica para sempre dentro deles», segundo o “365Algarve”.

«Mesmo numa casa povoada de família, preferem estar sós e só pensam em voltar, marear, pescar. Pescar longe do mundo, pescar longe do ser. Nessas terras onde o peso da saudade faz parte de nós», acrescenta.

Esta versão algarvia d’O Presente de César é um espetáculo integrado no Festival da Batata-Doce de Aljezur e contempla «um jantar de bordo com uma ementa especial».

Os bilhetes para as sessões no Rogil podem ser comprados aqui. Os de Alferce, estão à venda aqui.

Comentários

pub