Quatro vinhos algarvios premiados pelo Crédito Agrícola

Vinhos algarvios receberam três medalhas de ouro e uma de prata

Quatro Vinhos da Região do Algarve foram premiados pelo Crédito Agrícola no 6.º Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola, uma iniciativa dinamizada, em parceria com a Associação dos Escanções de Portugal. Os prémios foram entregues no passado dia 23 de Novembro, na Casa do Douro, Peso da Régua.

Na categoria de vinho Branco, o João Clara Vinho Regional 2018, da Essential Passion, recebeu a medalha de prata.

Já na categoria de tinto, foram três vinhos do Algarve premiados com a medalha de ouro: Edd’s Reserva Vinho Regional 2015, da Concepts by Edd’s II, Lagoa Premium DOP Lagoa 2017, da Única- Adega Cooperativa do Algarve, e Paxá Vinho Regional 2017, da Paxá Wines.

Dos 244 vinhos brancos, tintos e espumantes colocados à prova por 145 produtores nacionais das várias regiões vitivinícolas do país, o júri distinguiu, durante as provas cegas realizadas a 19 de Outubro no AUDIR – Auditório Municipal de Peso da Régua, 76 vinhos com a Tambuladeira dos Escanções de Portugal, 3 com grande medalha de ouro, 35 com medalha de ouro e 38 com medalha de prata.

Entre o painel de júri, destaque para Andres Rosberg, escanção argentino e atual presidente da ASI – Association de La Sommellerie Internationale.

A cerimónia de entrega dos prémios, que contou com a presença de Licínio Pina, presidente do CAE do Crédito Agrícola, José Manuel Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Peso da Régua, e Manuel Cardoso, vice-presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, entidade que certifica o Concurso desde a 1ª edição, foi conduzida por Sílvia Alberto e reuniu duas centenas de convidados entre produtores, representantes de cooperativas, enólogos, escanções e responsáveis do Crédito Agrícola de todo o país.

Nesta 6.ª edição foram distinguidos vinhos oriundos das regiões vitivinícolas dos Vinhos Verdes (3 medalhas), Douro (13 medalhas), Beiras (3 medalhas), Dão (5 medalhas), Bairrada (3 medalhas), Tejo (9 medalhas), Lisboa (12 medalhas), Península de Setúbal (6 medalhas), Alentejo (18 medalhas) e Algarve (4 medalhas).

Comentários

pub