Projeto de promoção da saúde mental dos jovens apresentado em Olhão

O programa teve início em Setembro deste ano e termina em Agosto de 2022

A MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão – apresenta, na próxima quarta-feira, 20 de Novembro, o projeto “SER Mental”, entre as 14h00 e as 17h30, na Biblioteca Municipal José Mariano Gago.

O SER Mental – Serviço Especializado em Rede para a Promoção da Saúde Mental na Infância e Adolescência é uma Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) que pretende criar um serviço comunitário de intervenção especializada com base no trabalho de parceria.

O seu principal objetivo é prevenir precocemente os fatores de risco e promover os fatores de proteção na saúde mental na infância e adolescência no concelho de Olhão.

Esta iniciativa é promovida pela MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão e é co-financiada pelo Portugal Inovação Social, CRESC Algarve, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu, contando com cinco investidores sociais: Município de Olhão, União de Freguesias de Moncarapacho-Fuseta, Freguesia de Olhão, Freguesia de Quelfes e Freguesia de Pechão.

O programa teve início em Setembro deste ano e termina em Agosto de 2022.

A iniciativa destina-se a jovens entre os 13 e os 21 anos, famílias com pelo menos um filho (até aos 21 anos), alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, pessoal docente e não docente, técnicos e/ou outros profissionais da comunidade e sociedade civil em geral. Contempla atividades em quatro ações: SER Jovem, SER Família, SER Comunidade & Escola e SER Digital.

 

Programa do Evento

14h00 – Check-in & Café

14h15 – Mesa redonda | Saúde mental na infância e na adolescência: uma questão de direitos?

– Elsa Parreira (Município de Olhão)

– Francisco Fragoso (Portugal Inovação Social)

– Paulo Lopes (CPCJ de Olhão)

– Paulo Fernandes (GASMI – Centro de Saúde de Olhão)

– Catarina Arraes (Associação MOJU)

15h00 – SER Mental e Avaliação de Impacto de IIES

– Carla Fernandes (coordenadora do Projeto SER Mental)

– António Batista (consultor externo do Projeto SER Mental)

15h30 – Intervalo

15h45 – World Café | O desafio da construção de uma plataforma digital de trabalho em rede

17h30 – Encerramento

Comentários

pub