Portugal «vai ganhar e Cristiano Ronaldo vai jogar»

Jogo está marcado para as 19h45

Fernando Santos irritou-se, perante a insistência nas perguntas sobre Cristiano Ronaldo, mas acabou por confirmar: o craque português «está bem e vai jogar» esta quinta-feira, 14 de Novembro, frente à Lituânia, no Estádio Algarve. Um jogo que, garantiu o selecionador nacional de futebol, Portugal «vai ganhar». 

Esta será uma partida crucial para a equipa das quinas no caminho para o Europeu de 2020. Em caso de vitória, Portugal pode mesmo garantir já a qualificação para o Campeonato da Europa, caso a Sérvia não vença o Luxemburgo.

Antes de tudo, Portugal tem fazer o que lhe compete – vencer.

«Portugal é favorito, pela qualidade dos seus jogadores. Agora tem de o demonstrar dentro do campo. Com mais ou com menos dificuldade, os golos vão aparecer e Portugal vai ganhar o jogo. É essa a minha convicção», disse, na conferência de imprensa de antevisão.

Para este jogo, Fernando Santos espera um adversário que vai «defender bem e tentar a sua sorte no contra-ataque».

 

 

«Temos de ser uma equipa muito dinâmica, em termos ofensivos, com exploração de todos os espaços, aproveitando todas as qualidades dos nossos jogadores em vários momentos. Também temos de ter essa capacidade de ganhar duelos individuais e de não permitir que o adversário saia», considerou.

Mas, nos últimos dias, há um tema que tem dominado o estágio de preparação de Portugal: a condição física de Cristiano Ronaldo.

Maurício Sarri, treinador da Juventus, clube onde joga o português, revelou há dias que Ronaldo não tem estado bem fisicamente. A isto acresce o facto de Cristiano ter ficado zangado, no último jogo da Juventus, por ter sido substituído logo no início da segunda parte.

Ingredientes que têm alimentado um novela de que Fernando Santos não quer ouvir falar. Confrontando com a condição física de Ronaldo, o selecionador ainda respondeu…mas de forma acintosa.

«Toda a gente gosta de falar do Cristiano Ronaldo, de dar palpites porque ele é o melhor do mundo. Ponto. Se fosse outro jogador, nada disto se falava. O Cristiano está aqui, está convocado, está bem e vai jogar», garantiu.

Depois, foi a vez de um jornalista espanhol também fazer uma pergunta sobre Ronaldo – que, como se sabe, passou muitos anos no Real Madrid.

Aí, o caldo entornou e Fernando Santos não quis voltar a abordar o assunto. «Já respondi. Isto é uma conferência sobre Portugal, não é do Cristiano», atirou, sem rodeios.

Encerrado o capítulo Ronaldo, o selecionador nacional fez questão de realçar o apoio dos adeptos. O Estádio do Algarve já tem, de resto, lotação esgotada.

«Tem sido muito bom termos o estádio cheio, em vários pontos de Portugal e no estrangeiro. É sempre bom os jogadores sentirem esse apoio do público, aquilo a que se costuma chamar o 12º jogador. É importante», disse.

 

Rúben Neves

 

Rúben Neves também foi à sala de imprensa do Estádio Algarve. O médio do Wolverhampton garantiu que a equipa está ciente das «dificuldades» que vai encontrar frente à Lituânia.

«É uma equipa defensiva que vai explorar muito o contra ataque. Cabe-nos a nós estar focados e corrigir o que fizemos de mal na Lituânia, para conseguirmos os três pontos», disse.

Esse é um desígnio para o qual Rúben Neves quer dar o seu contributo (com ou sem golos).

«Espero poder ajudar a minha equipa e a minha seleção em todos os jogos. Treino todos os dias para isso. Não importa quem marca, o que importa é ganhar e dar mais uma alegria aos portugueses», concluiu.

O jogo frente à Lituânia está marcado para as 19h45. Depois desta partida, a seleção fará o último jogo de apuramento para o Euro, no domingo, no Luxemburgo.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

Comentários

pub
pub